AcontecendoAgência do Banco do Brasil encerra atividades no dia 18 de fevereiro

A Comarca23 de janeiro de 20174 min

Agência do Banco do Brasil encerra atividades no dia 18 de fevereiro

 

Da Redação

 

A agência do Banco do Brasil (BB) situada no Largo São João deve encerrar definitivamente as atividades no dia 17 de fevereiro.

O fechamento da unidade faz parte da reestruturação anunciada em novembro pelo BB. A mudança estrutural prevê a extinção de 402 agências, 222 só no Estado de São Paulo. Outras 379 serão transformadas em postos de atendimento.

Com isso, Avaré – que tem 88.938 mil habitantes segundo o Censo 2010 – fica apenas uma representante do BB.

O quadro funcional da unidade do Largo São João contava com aproximadamente 20 funcionários. Segundo o apurado pela Comarca, após o anúncio das mudanças, 3 servidores conseguiram transferência e 4 aceitaram a proposta de aposentadoria oferecida pela instituição.

O restante será remanejado para a agência situada na Rua Santa Catarina, a única em atividade em Avaré, que deve ficar com aproximadamente 35 funcionários, além de 4 que devem permanecer como excedente.

TERCEIRIZADOS – O fechamento deve impactar ainda o quadro de terceirizados da unidade. Com isso, 3 seguranças, 2 telefonistas, 1 estagiário e 2 faxineiras devem perder seus empregos, uma vez que as funções já estão preenchidas na agência remanescente.

Já a unidade de Arandu, que tinha em torno de 5 funcionários, foi transformada em posto de serviço.

QUEDA – De acordo com o Valor Econômico, o Brasil tem menos da metade de agências bancárias, em proporção à população, do que a quantidade existente nos países desenvolvidos.

Há, no país, 1,4 agência para cada 10 mil adultos, enquanto nos mercados desenvolvidos o número é de 3,2 agências para a mesma quantidade de pessoas.

E a tendência é de queda. Segundo a consultoria Boanerges & Cia, especializada em varejo financeiro, número de agências está em queda desde 2015. De 23.127 unidades bancárias em dezembro de 2014, a quantidade caiu para 22.866 em dezembro de 2015 e para 22.701 em junho de 2016