AcontecendoAos 87 anos, Curiati quer modernidade no Legislativo

A Comarca2 de março de 20155 min

Aos 87 anos, Curiati quer modernidade no Legislativo

Avareense é o mais antigo parlamentar em atividade no país

Gesiel Júnior
Especial para A Comarca

Curiati

Esbanjando e desejando saúde para todas as pessoas que encontra nos seus contatos diários, o médico sanitarista Antônio Salim Curiati aniversariou no último dia 12. Em quase meio século de vida pública, o deputado e líder do Partido Progressista não para. Disposto, ele defende que os poderes Legislativo e Judiciário tenham autonomia financeira e é o autor de proposta de emenda constitucional neste sentido.

“Estou há tempos na política e sempre entendi que é fundamental a comunidade participar da política elegendo bons candidatos porque se ficarmos indiferentes os maus tomam conta”, ensina.

Reeleito para o seu décimo mandato na Assembleia Legislativa, Curiati também teve passagem significativa pela Câmara Federal ao se eleger, em 1986, deputado constituinte. Na época propôs a isenção de impostos para arroz, feijão e produtos hortifrutigranjeiros.

Aos 87 anos, o velho deputado vê na adoção do voto distrital o caminho para modernizar a democracia. “É um passo para eliminar problemas eleitorais e garantir melhor representatividade para as diferentes regiões do Estado”, observa.

FILHO DE SAPATEIRO – Nascido em 1928, este avareense descende de imigrantes libaneses. Seu pai fabricava calçados e fundou a Associação Comercial. Aluno da Escola Matilde Vieira e do Colégio Arquidiocesano de São Paulo, o jovem cursou a Escola Paulista de Medicina, onde se especializou em oftalmologia e otorrinolaringologia.

Casado com a paulistana Jeanette Esper com quem teve os filhos José Antonio, Antonio Carlos, Maria Rita, Rosa Helena e Antonio Júnior, Curiati chefiou o Centro de Saúde de Avaré antes de se afastar do consultório apoiado pelo seu padrinho de batismo, o médico e político Paulo Araújo Novaes.

Como deputado estadual sua mais marcante intervenção foi ter garantido por lei a proteção ambiental da Represa de Jurumirim em meados de 1970, quando suas águas estiveram ameaçadas pela instalação de uma multinacional de papel e celulose.

PREFEITO DA CAPITAL – Mas a trajetória política de Curiati não se limitou ao Legislativo: por dez meses ele exerceu o cargo de prefeito de São Paulo durante o governo Maluf, quando isentou a faixa mais pobre da população de pagar o IPTU.

Ocupou também as funções executivas de secretário estadual da Promoção Social entre 1979 e 1982, e de secretário da Família e Bem Estar Social (1993/1994) e secretário de Assuntos Comunitários (1995/1998) da Prefeitura de São Paulo.

PERSPECTIVAS – Muito respeitado pela experiência acumulada, Curiati prossegue formulando projetos de interesse comunitário, dentre os quais emendas para repasse de mais recursos para a Santa Casa de Avaré.

Tranquilo,  repete que sua meta é trabalhar continuamente. “Agradeço a Deus pela saúde que me concede, pois é preciso valorizar a nossa democracia através da modernização dos parlamentos, da contenção de gastos e do respeito aos direitos da nossa população”, finaliza.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *