AcontecendoApós manifestação na Câmara, sindicalistas se reúnem com o prefeito

A Comarca25 de maio de 20156 min

Após manifestação na Câmara, sindicalistas se reúnem com o prefeito

Durante encontro, presidente do Sindicato dos Servidores elogia benfeitorias implantadas pela atual gestão

Da Redação

reunião Poio com sindicato (2)

O presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Avaré e Região, Leonardo do Espírito Santo, acompanhado pelo vice Silson Coimbra, se reuniu com o prefeito Poio Novaes na quarta-feira, 20. Também participaram do encontro os secretários Deira Villem (Administração), Ricardo Aurani (Serviços), Waldir Rodrigues Alves (Fazenda) e Lucas Mota (Comunicação),

Segundo nota da Secretaria de Comunicação, o prefeito deixou claro que a medida de parcelar a correção salarial (de 8,41%) deste ano foi necessária para respeitar a capacidade de pagamento do município e ressaltou a responsabilidade do Governo Municipal em cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que versa sobre os gastos com a folha de pagamento levando em consideração a arrecadação da Prefeitura.

PROVIDÊNCIAS – Poio expôs ainda detalhes sobre a queda em repasses estaduais e federais como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que acaba elevando o índice de gastos com a folha de pagamento de pessoal. “Tomamos todas as providências para elevar a arrecadação e garantir investimentos, mas os repasses vêm caindo, o que acaba afetando o resultado deste cálculo e inviabilizando um aumento real de salário”, explicou.

Leonardo agradeceu a transparência do chefe do Executivo municipal e reconheceu os benefícios das melhorias implantadas recentemente na Garagem Municipal, como o controle biométrico, o sistema de câmeras e a reforma da cozinha e do refeitório.

Em nome do Sindicato, ele colocou-se à disposição para atuar em parceria afim de propor soluções de redução de gastos com o funcionalismo.

Entre os resultados obtidos na reunião, foi ressaltado o compromisso firmado com o prefeito Poio Novaes, que se prontificou a nomear, em conjunto com o Sindicato e a Associação dos Funcionários, uma Comissão Permanente de Negociação, grupo misto que passará a discutir demandas em prol do funcionalismo.

“Vamos juntos oferecer o melhor ao funcionário. O respeito que temos por vocês é traduzido no pagamento em dia e nos repasses que honramos à Avareprev”, ressaltou Poio.

CRÍTICAS – Na segunda-feira, 18, quando esteve na Câmara de Vereadores para dar um parecer sobre como o sindicato viu o reajuste parcelado para os servidores, Leonardo do Espírito Santo afirmou que o projeto “fere o estatuto do servidor público”. Segundo ele, “…além de ser parcelado, não cumpre a data base da classe, que é primeiro de maio”.

Além disso, para o sindicalista, além da Prefeitura ter errado, a Câmara também não teria agido de forma correta, pois aceitou o reajuste que muda a data base de primeiro de maio para primeiro de junho. Espírito Santo também falou da perda salarial acumulada, que chegaria a ultrapassar 13%.

Em entrevista concedida à Comarca na terça-feira, 19, Leonardo voltou a reforçar o descontentamento da classe com o projeto de reajuste. O presidente do sindicato também frisou que o setor jurídico da entidade já estaria tomando providências para reverter a situação.

O projeto de reajuste – aprovado pela Câmara – prevê que os parcelamentos entrarão em vigor a partir de 1º de junho de 2015, quando os vencimentos serão reajustados em 4%. Já entre julho, agosto e setembro, a Prefeitura acrescentará 1% ao mês nos vencimentos e em outubro 1,41%.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *