AcontecendoArticulações marcam eleição da nova Mesa Diretora da Câmara

A Comarca16 de janeiro de 20177 min

 

Articulações marcam eleição da nova Mesa Diretora da Câmara

Da Redação

 

Ao contrário de outras legislaturas, a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Avaré já estava definida semanas antes da votação, que ocorreu no dia 1º de janeiro. Uma articulação de bastidores conseguiu reunir 8 vereadores que fecharam voto em favor da chapa encabeçada pelo vereador do PSDB, Toninho da Lorsa.

O grupo formado pelos vereadores: Toninho da Lorsa, Marialva Biazon, Adalgisa Ward, Carlos Estati, Roberto Araújo, Flávio Zandoná, Jairinho do Paineiras e Cabo Sérgio votaram em bloco e conseguiram eleger os candidatos de todos os cargos da Mesa Diretora.

Além de Toninho da Lorsa, que ficou com a presidência, também foram eleitos: Flávio Zandoná (vice-presidente), Cabo Sergio (1º secretário) e Jairinho do Paineiras (2º secretário).

Os vereadores Francisco Barreto, Ernesto Albuquerque, Coronel Morelli, Ivan da Comitiva e Alessandro Rios formaram o outro grupo que não conseguiu ocupar nenhum cargo na Mesa Diretora.

DISPUTA – A disputa pelos cargos da Mesa Direta foi bastante acirrada, tendo as duas chapas disputando voto a voto, o que gerou algumas situações curiosas, como o PT votando no Coronel Morelli, por exemplo.

Para a Presidência , Toninho venceu com os votos de Marialva, Flávio Zandoná, Cabo Sergio, Jairinho da Paineiras, Estati, Adalgisa e Roberto Araújo. Já Barreto do Mercado teve os votos de Ivan da Comitiva, Ernesto, Morelli e Alessandro Rios.

No cargo de vice, Flávio Zandoná foi eleito com os votos de Toninho, Marialva, Cabo Sérgio, Jairinho da Paineiras, Estati, Adalgisa e Roberto Araújo. Seu adversário, Alessandro Rios, teve os votos de Barreto do Mercado, Ivan da Comitiva, Ernesto e Morelli.

Já o cargo de 1º secretário teve uma disputa entre dois PMs: Coronel Morelli e Cabo Sérgio. No final, vitória do vereador do PSC, com os votos de Flávio Zandoná,  Toninho, Marialva, , Jairinho da Paineiras, Estati, Adalgisa e Roberto Araújo. Curiosamente, Morelli teve os votos dos dois petistas –  Barreto do Mercado e Ernesto –, além de Alessandro Rios e de Ivan da Comitiva.

 

 

Finalmente, na função de 2º secretário, nova vitória do bloco de Toninho da Lorsa, dessa vez com Jairinho do Paineiras, votado pelos demais companheiros (Cabo Sergio, Flávio Zandoná,  Marialva, Estati, Adalgisa e Roberto Araújo). O petista Ernesto teve os votos do companheiro de partido, Barreto, e dos demais membros do grupo, Coronel Morelli, Alessandro Rios e Ivan da Comitiva, em tese alinhados com o governo dos irmãos Jô e Bruna Silvestre.

BASTIDORES – As articulações em torno da Mesa da Câmara já vinham ocorrendo com certa antecedência. Mas situações curiosas chamaram a atenção, como o fato de o PT mais uma vez votar com os Silvestres. Vale registrar que há 4 anos o voto dos petistas garantiu à Bruna Silvestre a Presidência da Câmara. Dessa vez, houve trocas de votos alinhados entre Ernesto e Barreto com o PTB, partido do Jô Silvestre.

O PSC é uma das legendas que mais mostrou força pois, mesmo com dois vereadores de primeiro mandato, conseguiu eleger o vice-presidente, Flávio Zandoná, e o primeiro secretário, Cabo Sérgio.

Todos os 4 vereadores eleitos para a mesa estão no seu primeiro mandato como vereador, além de nunca terem tido algum cargo político, mostrando totalmente a renovação para a mesa nos próximos dois anos.

Finalmente, o Coronel Morelli, eleito pela coligação do PSDB, chegou a participar de reuniões com vistas a se unir com o grupo de Toninho da Lorsa, mas no meio do caminho mudou de lado e uniu-se ao grupo composto pelo PTB e pelo PT.