AcontecendoAvaré registra primeiro caso confirmado de febre chikungunya

A Comarca28 de setembro de 20156 min

Avaré registra primeiro caso confirmado de febre chikungunya

Da Redação

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Secretaria da Comunicação confirmou na tarde de quinta-feira, 24, o primeiro caso de febre chikungunya em Avaré. De acordo com as informações, uma avareense foi diagnosticada com a doença que foi contraída em outro município.

A febre chikungunya é parecida com a dengue e que pode deixar uma série de sequelas nas vítimas. O caso foi registrado no Bairro São Judas, próximo à linha férrea e ao Centro de Educação Infantil (CEI) “Camila Negrão da Cunha Ribeiro”.

Devido à gravidade da doença, que é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, equipes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e da Vigilância Sanitária promoveram na quarta-feira, 23, a nebulização (aplicação de veneno) tanto na casa da paciente quanto nas residências vizinhas.

A Comarca esteve no local e acompanhou a aplicação do produto. Moradores se dizem preocupados com a situação, já que nas adjacências existem terrenos baldios que poderiam servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Prefeitura afirmou que equipes das secretarias de Saúde e Serviços já estão intensificando as ações de combate ao mosquito, o que inclui a limpeza de terrenos e áreas verdes, além da aplicação de veneno, que na próxima semana deve ocorrer no Bairro Camargo, entre outras localidades.

febre chikungunya (3)

DENÚNCIA – O caso foi registrado na Rua Lydio Simonetti, onde moradores denunciam a presença de esgoto a céu aberto a menos de 200 metros do local.

Para os munícipes, a condição é de alto risco já que há água empossada em um espaço entre a linha férrea e o asfalto, o que seria propício para a proliferação do mosquito.

O vazamento já foi, inclusive, alvo de uma denúncia ao Ministério Público protocolada em julho pela moradora Eulália Rodrigues Alves. Na época, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) afirmou que faria a limpeza para desobstrução do encanamento. No entanto, é possível constatar que ainda existe água parada no local.

A DOENÇA – Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, os sintomas da febre chikungunya são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. No entanto, a chikungunya também ataca as articulações.O vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Uma característica da doença é que, após os primeiros dez dias, a maioria dos pacientes sente uma melhora geral em seu quadro clínico. No entanto, é comum ocorrer uma recaída, sendo que alguns infectados desenvolvem diversos problemas reumáticos que podem, inclusive, levar à curvatura da coluna.

Alguns pacientes também podem desenvolver distúrbios vasculares periféricos como a síndrome de Raynaud. Além dos sintomas físicos, a maioria dos pacientes reclama de sintomas depressivos, cansaço geral e fraqueza.

Para evitar a febre chikungunya é preciso combater o mosquito transmissor, evitando deixar a céu aberto recipientes que possam acumular água.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *