AcontecendoBase de Poio na Câmara cobra mais empenho de secretários municipais

A Comarca26 de novembro de 201410 min

Base de Poio na Câmara cobra mais empenho de secretários municipais

Da Redação

vereadores criticas

Vereadores da base do prefeito Poio Novaes subiram o tom na sessão de segunda-feira, 17, e cobraram com mais veemência o empenho de secretários municipais na resolução de problemas de infraestrutura existentes na cidade.

Essa é a primeira vez neste ano que integrantes da base de apoio do prefeito, de maneira mais dura e aparentemente orquestrada, demonstraram a insatisfação com o secretariado.

Em seu pronunciamento, o vereador Francisco Barreto (PT) afirmou que irá listar nas próximas sessões indicações e requerimentos que não foram atendidos, ação que ele chamou de “vale a pena ver de novo”.

“Não é o secretário que é cobrado nas ruas, é o vereador que vai passar ‘carão’. O munícipe nem sabe quem é o secretário”, apontou.

O petista lembrou ainda que o pedido de calçamento entre as ruas Paraíba e Mato Grosso, solicitado por ele há cerca de um ano, ainda não foi atendido. “Quando passo naquele local, me dá um mal-estar. Já houve vários acidentes, basta chover. É um pedido tão fácil… Em meia hora se trocam as lajotas”.

Barreto também criticou a suposta inércia da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços, gerida por Paulo Henrique Ciccone, em relação à revitalização da ponte que fica na zona rural entre Itatinga e Avaré.

“Todos os vereadores sabem o quanto eu tenho cobrado. Isso acontece porque o filho de nenhum de nós, nem de secretário, nem de ninguém aqui acorda 5 horas da manhã e tem que andar no meio da braquiária por falta de ponte. Qual é a função do secretário? Se não está dando certo, se essa Casa já aprovou a lei e o problema está sendo com a Prefeitura de Itatinga, pega o carro vai até Itatinga e resolva o problema. Se não resolver, vá ao Ministério Público de Itatinga, de Botucatu e resolva. As pessoas esperam isso da gente”, criticou.

COBRANÇA – O petista enumerou outras solicitações que não teriam sido atendidas pela Prefeitura, entre elas ajustes em rotatórias. “Fiquei 60 dias pedindo para que colocassem lombada no lugar de sonorizador na rotatória da Rua Minas Gerais e só fizeram isso hoje”, revelou.

Para o vereador, no entanto, o prefeito Poio Novaes não pode ser culpado. “Não estou sendo crítico ao governo. Eu estou cobrando secretários que não estão, infelizmente, trazendo respostas na medida em que a gente espera”, avaliou.

Já o também petista Ditinho da Farmácia criticou a suposta má conservação de estradas rurais. “O produtor rural é um pouco esquecido por muitos agentes públicos. Ele já enfrente dificuldades como seca e preço e o poder público ainda deixa a desejar em relação a esse tema. Não e só para produção, é para transporte escolar, acesso. Espero que isso seja resolvido”, avaliou.

Curiosamente, a Prefeitura de Avaré comunicou na semana passada por meio de nota que a municipalidade havia dado início à recuperação alguns trechos críticos que estavam em péssimas condições de uso para moradores e produtores rurais. Segundo o comunicado, foram executados serviços na AVR-060, principal via de ligação entre a zona urbana e o Povoado de Barra Grande e na AVR-183, que liga Barra Grande ao Bairro Escaramuça/Espanhóis.

CRÍTICAS – Ditinho também cobrou a pintura de lombadas em bairros como Brabância e Paraíso. O vereador afirmou que ele próprio quase se envolveu recentemente em um acidente ao passar pela lombada localizada na Avenida Anápolis. “A visibilidade é difícil. Além do risco, pode causar ainda prejuízo ao condutor. Que o poder público, através do setor competente, tome uma providência”, disse em referência à Secretaria de Planejamento e Transportes, cujo titular é João José Dalcim.

Vereadores não alinhados ao governo Poio Novaes também cobraram secretários municipais. Marcelo Ortega (PV) criticou a atuação de Julio Ruffin Pinhel, secretário de Meio Ambiente que, segundo o parlamentar, esteve de férias na semana passada. “Nós não temos acompanhado uma gestão eficiente no Meio Ambiente. O secretário vive em outro município, não conhece a realidade local, e por isso não consegue se envolver na resolução dos problemas em Avaré. Nós não precisamos de um secretário para ficar respondendo ofícios do Ministério Público. Para isso basta um funcionário competente para a função”, avaliou.

TRANSPARÊNCIA – Em tom mais brando, Ortega sugeriu à secretária de Educação Lúcia Léllis a publicação na próxima edição do Semanário Oficial da lista de classificação geral dos docentes. O objetivo, segundo o parlamentar, é garantir uma maior transparência no processo de atribuição de classes e aulas para 2015. “Gostaríamos muito que a secretária dê atenção a essa solicitação”, apontou o vereador que afirmou ter recebido a demanda dos próprios educadores.

O pepista Davi Cortez, por sua vez, também cobrou que a Secretaria de Planejamento e Transportes promova a revitalização de placas e a pintura de placas na Rodovia Salim Curiati, próximo ao pontilhão da Rodovia João Mellão (SP-255). “Venho cobrando várias vezes. As pessoas transitam no trecho em alta velocidade”, apontou.

Cortez ainda questionou publicamente a pasta da Saúde a respeito da falta de medicamentos na rede municipal de saúde. “Os repasses, sejam eles federal ou estadual, estão sendo feitos pontualmente? Se sim, por que ainda faltam medicamentos?”, indagou.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *