AcontecendoBrinquedos do Horto Florestal oferecem riscos às crianças, dizem pais

A Comarca18 de agosto de 20145 min

Brinquedos do Horto Florestal oferecem riscos às crianças, dizem pais

Da Redação

Cópia de horto

Para pais que levam os filhos para brincar no parquinho do Horto Florestal de Avaré, a situação de alguns brinquedos pode oferecer riscos às crianças.

“Avaré possui um número reduzido de locais de diversão gratuita para crianças e o que tem está assim, em péssimo estado de conservação”, comenta Adalto Rodrigues, que leva as filhas ao Horto quase todos os dias.

Quem também se diz insatisfeita com situação é Maria Cristina Guimarães. “O problema é maior nos fins de semana, quando o Horto fica cheio. É realmente perigoso, sempre vejo crianças chorando porque se machucaram nos brinquedos. A pouco menos de um mês um menino se cortou no gira-gira”, revela.

As crianças também reclamam, já que os pais nem sempre as deixam brincar a vontade por conta dos riscos.

A Comarca esteve no local e pôde constatar que alguns dos equipamentos, como gangorras, gira-gira e o “tambor”, apresentam pontas e partes cortantes, além de uma estrutura para balanços que não possui o equipamento.

Entrevistados também criticaram a falta de atuação da Prefeitura para melhorar os brinquedos. No entanto, por se tratar de um parque estadual, a responsabilidade pela manutenção do Horto e seus equipamentos é do Governo de São Paulo.

Mesmo não sendo de responsabilidade da Prefeitura, a reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Comunicação, para apurar se existe algum esforço do Executivo para conquistar junto ao governo estadual as devidas melhorias. Porém até o fechamento desta edição a reportagem não obteve retorno.

A Comarca entrou em contato com a ouvidoria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para saber quando será realizada a troca dos brinquedos e como é realizada a manutenção.

Segundo a nota enviada os equipamentos apresentados na reportagem foram doados há muito tempo atrás, ou são rústicos, construídos pelos funcionários do Horto. A nota frisa ainda que “quando um equipamento quebra, nossos funcionários (do Horto), que são muito zelosos e pais de família, o retiram até conseguirmos recursos para a manutenção necessária”.

Segundo o que foi esclarecido, o Horto de Avaré não possui verbas para a troca dos equipamentos, mas aceita doações e que os equipamentos que apresentam perigo as crianças serão retirados para reparo.
Finalizando, a nota ressalta que “se o público achar que os equipamentos são inadequados, poderemos retirá-los definitivamente. Mas afirmamos que nossos funcionários são zelosos pais de família e que podem fazer os reparos e a pintura dos equipamentos para continuarem sendo utilizados”.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *