AcontecendoCâmara de Avaré inicia estudos para a construção de anexo

A Comarca22 de janeiro de 20157 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2015/01/02.jpg

Câmara de Avaré inicia estudos para a construção de anexo

Arquiteto responsável pelo polêmico projeto da nova sede do Legislativo estaria sendo consultado para responder pela nova obra

Da Redação

02

Em entrevista exclusiva publicada nesta edição, o 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Francisco Barreto, revelou que a nova sede do Legislativo deverá ter um prédio anexo, para poder atender todas as atuais exigências de espaço e acomodações. Possivelmente, lá serão instalados os gabinetes dos vereadores.

Ainda segundo ele, os estudos estão avançados, inclusive com a concordância do presidente Denilson Ziroldo. De acordo com o vereador petista, a estimativa é que a obra chegue a R$ 400 mil.
Não há números oficiais, mas acredita-se que com os gastos para equipar o prédio, instalar equipamentos elétricos e hidráulicos, climatização, divisórias internas, comunicação, computadores e rede, móveis, entre outros gastos, além de obras de adequação, no total o prédio da Câmara deverá custar a exorbitante cifra de R$ 6 milhões. “A nossa intenção é fazer essa obra este ano e realizar as sessões de 2016 já na nova sede”, disse Barreto, à Comarca.

PRESENÇA NOTÁVEL – Desde o início, a construção do novo prédio da Câmara foi cercada de polêmicas, começando pela sua arquitetura controversa – muito criticada até hoje. A obra, projetada pelo arquiteto e urbanista Glauber Souza, juntamente com o engenheiro Alexandre Breve Coral, de Ourinhos, teve problemas desde o início, não só de execução, mas estruturais e até de projeto – já que seu desenho se mostrou aquém das necessidades atuais do Legislativo.

Curiosamente, Glauber foi visto na última semana em Avaré, vistoriando a obra. Supostamente, ele está sendo “sondado” para responder pela construção do novo anexo da Câmara. Alguns vereadores, ao ficarem sabendo da “notável presença” do arquiteto, mostraram certa indignação, já que boa parte dos problemas do prédio são oriundos do projeto assinado pelo próprio Glauber.

DESRESPEITO – Consultado por telefone pela Comarca, o vereador Marcelo Ortega reagiu com indignação: “Não acredito. A mesma pessoa que fez esse projeto que tantos problemas e gastos trouxe para a Câmara, é quem está sendo consultada para fazer o projeto do anexo? Isso, na minha opinião, é brincar com a boa vontade de nós, vereadores, que tanto desgaste sofremos por causa desse prédio, além de ser um desrespeito com a população de Avaré”, afirmou.

Ortega disse que vai cobrar transparência da atual mesa diretoria nesse processo: “Se contratarem esse profissional sem os devidos processos legais, serei o primeiro a fazer uma denúncia no Ministério Público. Não podemos admitir isso. Vou cobrar transparência dos atuais integrantes da mesa diretora. Isso é o mínimo que todos nós esperamos”.

Ele não concorda com a mudança para a Câmara nova. “Vai se gastar mais dinheiro público, e talvez nunca fique a contento, pois o prédio é mal projetado. Para mim, instalar a Câmara naquela construção é um retrocesso, e vai prejudicar inclusive a população em virtude da má localização. É um prédio longe do centro da cidade, como os mais humildes farão para ir até lá? Acho que isso tem que ser considerado. Sou contra esse distanciamento físico do Legislativo, precisamos que a Câmara esteja perto do povo. Sei que é uma decisão já tomada pela nova mesa, mas como vereador sempre manterei minha posição de que a Câmara deveria continuar funcionando em seu prédio atual e que aquela construção seja entregue à Prefeitura”.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *