AcontecendoCentro de Zoonoses suspende atividades por causa de atrasos nos repasses

A Comarca22 de novembro de 20167 min

Centro de Zoonoses pode suspender atividades por causa de atrasos nos repasses

ccz-3

Atrasos de pagamentos da Prefeitura já passam de seis meses; gerido por Associação, órgão não conseguia mais pagar veterinários e nem comprar alimentos para animais

 

Da Redação

 

Cerca de 350 animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão sem atendimento veterinário e prestes a passar fome a partir da próxima semana. Além disso, funcionários e colaboradores estão deixando de ir trabalhar porque estão sem receber há 6 meses, complicando ainda mais a situação.

“É um descaso muito grande com que a Prefeitura vem tratando o CCZ, são meses de atraso de salários e de verba. O que nos mantém trabalhando todos os dias é o amor pelos animais, mas chegou um ponto que está impossível continuar”, afirma Amanda Belechior, funcionária do Centro ouvida pela Comarca. Além dela, outros funcionários e membros da diretoria do CCZ procuraram a Comarca para relatar o “desespero” com a situação. Eles afirmam que a Prefeitura não está oferecendo as condições adequadas para que o centro funcione.

O CCZ foi instituído e funciona através de um contrato firmado em janeiro de 2015 entre a Prefeitura e a Associação Amor de Quatro Patas. Na ocasião, ficou estipulado um repasse mensal de R$ 15 mil por parte da Prefeitura para custear ração, medicamentos, vacinas, atendimento veterinário e funcionários para manter a higienização do local.

A entidade foi escolhida para assumir o Centro por ter reconhecimento como Utilidade Pública, contando com vários anos de atuação no acolhimento e cuidado com animais abandonados.

Na ocasião, também foi estabelecida a concessão de um terreno do município para abrigar os animais atendidos pela Amor de Quatro Patas. No local, foi edificada uma estrutura provisória para iniciar o atendimento aos animais abandonados, cabendo ao CCZ a assistência a animais enfermos ou em tratamento.

Conforme informado pela diretoria da associação, desde que o contrato entrou em vigor a administração nunca manteve em dia o pagamento dos funcionários e os repasses para custear o amparo aos animais.

Segundo Fernanda Corrêa, presidente da Amor de Quatro Patas, a instituição não tem como dar continuidade aos trabalhos sem os repasses do município. “Nós não temos mais de onde tirar dinheiro para comprar ração, os fornecedores já não querem mais vender porque sabem que não temos como pagar. Ou nós pagamos os funcionários, ou os animais morrem de fome”.

Diante da atual situação, a única saída encontrada pela direção do centro é recorrer ao Ministério Público para pelo menos tentar receber os repasses atrasados e pagar o salário dos funcionários, uma vez que a equipe gestora é composta por voluntários e não possuem tanto tempo disponível para cuidar dos animais.

“Trata-se de uma situação de abandono por parte da Prefeitura. Nós nos esforçamos ao máximo para conseguir atender a demanda de animais, mas agora infelizmente estamos de mãos atadas”, relata Fernanda.

OUTRO LADO – A Comarca procurou a Prefeitura em busca de informações a respeito do atraso nos repasses. A resposta enviada foi de que até sexta-feira, 18, a administração deverá repassar ao CCZ pelo menos uma das parcelas em atraso. Com relação às outras parcelas em débito, a informação oficial é de que não há previsão de quando serão liberados os repasses para a direção do Centro de Zoonoses.

Para quem quiser ajudar o telefone para contato é (14) 99839-9829.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *