AcontecendoCom faixa, empresário protesta contra Vivo no Largo do Mercado

A Comarca8 de setembro de 20147 min

Com faixa, empresário protesta contra Vivo no Largo do Mercado

Da Redação

manifestação vivo 2

Indignado com a má qualidade do serviço oferecido pela operadora de telefonia móvel Vivo, o empresário Joaquim Arnês resolveu protestar de uma maneira diferente: ele exibiu uma faixa no Largo do Mercado no sábado, 30 de agosto, com a inscrição “Se você quer ficar incomunicável, compre um celular Vivo”.

De acordo com o empresário, o protesto foi pensado para expressar sua insatisfação e também a de outros consumidores. “Quis fazer alguma coisa, pois são muitas as reclamações, mas nada tem sido feito para solucionar o problema”, avalia.

Arnês conta que chegou a fazer um abaixo assinado com mais de 500 assinaturas que foi enviado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e também ao Ministério Público. No entanto, ele não teria recebido nenhuma resposta oficial sobre o caso.

SERVIÇO CARO E RUIM – O empresário também procurou a Vivo e protocolou um pedido no início de junho pedindo providências na resolução de problemas como falta e queda de sinal, além do atendimento telefônico falho e demorado. Como resposta, foi informado apenas que Avaré possui 11 pontos de distribuição de sinal e que até dezembro outro deve começar a operar.

Para Arnês, no entanto, a resposta foi totalmente insatisfatória. “Não podemos admitir algo assim. O sinal é ruim, as ligações ficam falhando ou caindo. Pagamos caro por um serviço ruim. É inconcebível permanecer nessa situação e nada ser feito”, destaca.

O empresário pretende realizar um a nova manifestação com participação popular. Os interessados podem contatá-lo através do perfil facebook.com/joaquim.arnes

LÍDER EM RECLAMAÇÕES – Além do empresário avareense, centenas de outras pessoas também estão descontentes com os serviços prestados pela Vivo em Avaré.

Até 5 de setembro, o Procon já registrou 204 reclamações contra a operadora, sendo 75 por cobrança abusiva e 47 por serviço não fornecido que abrange, por exemplo, o não cumprimento da oferta. Já com relação a serviço não concluído ou fornecimento parcial, as reclamações são 9.

Em matéria veiculada em abril, a Comarca trouxe a informação que a empresa contava com 92 reclamações, o que significa um crescimento de aproximadamente 45% nos últimos cinco meses.

Além de liderar as reclamações em Avaré, a Vivo também ocupa o primeiro lugar em cidades como Sorocaba, Bauru, Marília, Santos, Votuporanga e na capital paulista, entre outras, contabilizando mais de 10.083 reclamações desde o início de 2014.

MOÇÃO DE REPÚDIO – A má qualidade do sinal da operadora em Avaré já foi debatida por vereadores, rendendo inclusive uma Moção de Repúdio contra a empresa. De autoria do vereador Davi Cortez (PP), a moção foi subscrita por todos os parlamentares. Segundo Cortez, a iniciativa teve o objetivo de protestar contra a má qualidade do serviço, que inclui ligações interrompidas e a demora no atendimento aos consumidores.

No entanto, esta não foi a primeira vez que vereadores se pronunciaram contra a empresa. Só através de requerimentos, são sete pedidos de providências ou explicações à empresa de autoria de Davi Cortez, Edson Flávio Theodoro da Silva (PP), Marcelo Ortega (PV), Antonio Leite de Oliveira (PV), o Laids Baiano, e do ex-vereador Jair Canovas.

A atual presidente do Legislativo, Bruna Silvestre (PSB), também se posicionou sobre o assunto, tendo enviado em dezembro de 2013 e em janeiro deste ano ofício à Anatel solicitando providências para melhoria dos serviços prestados pela Vivo na cidade. No entanto, nenhuma resposta foi divulgada até o momento.

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