AcontecendoCongresso de Iniciação Científica Eduvale chega à sua décima edição

A Comarca27 de outubro de 20177 min

Da Redação
Com Assessoria

De 23 a 26 de outubro, a Faculdade Eduvale de Avaré promoveu a décima edição do Congresso de Iniciação Científica Eduvale (Conince). Com o tema “Rompendo as fronteiras do conhecimento”, a proposta do Congresso deste ano foi demonstrar que o saber não se constrói sozinho ou baseado apenas em uma área.

Desde sua primeira edição, o Conince tem por finalidade divulgar trabalhos de pesquisa realizados por alunos de graduação, estimular os estudantes no processo de investigação científica, promover a interação entre as diferentes áreas de concentração, além de possibilitar o debate e a troca de informações e experiências.

“O Conince é um evento científico, cultural e acadêmico que começou com a apresentação de 60 trabalhos e ao longo dos anos cresceu com qualidade e seriedade. Graças à nossa equipe de profissionais competentes o congresso é grandioso e se renova a cada edição. Em uma década mais de 2,5 mil trabalhos foram inscritos, sendo mais de 1,3 mil pesquisas apresentadas por universitários e egressos de Avaré, região e também de outros estados. Com muito orgulho, nosso objetivo é continuar ultrapassando as barreiras do conhecimento e dessa forma estimular a busca pela ciência”, pontuou Evandro Oliveira, diretor acadêmico da Faculdade Eduvale.

DESTAQUE – A programação deste ano incluiu apresentações de trabalhos científicos, atividades culturais, oficinas, palestras, minicursos e feiras de negócios com a participação de diversas empresas. Um dos destaques foi a Nutrimag Nutrição Animal, que além de firmar parceria com o curso de Zootecnia e dar oportunidade aos estudantes da área, colaborou com 300 quilos de ração que serão doados para a entidade Amor de Quatro Patas. A abertura do X CONINCE foi realizada na quadra poliesportiva do Clube Centro Avareense e reuniu mais de 1,4 mil pessoas alcançando número recorde de público. A cerimônia de abertura contou com uma série de depoimentos dos dirigentes da Eduvale, homenagens aos egressos e presidentes das edições anteriores e uma apresentação circense.

TRABALHOS – Já as noites do segundo e terceiro dias foram direcionadas às apresentações e avaliações dos trabalhos de iniciação científica. “Mais de 300 trabalhos foram submetidos. Recebemos resumos de muitas instituições de ensino de Avaré e região, além das estaduais como USP, Unicamp, Uel, Uemp e Unesp Câmpus Botucatu, Tupã e Jaboticabal”, frisou Ana Paula Schimidt, presidente da comissão científica.

O Conince abrangeu desde tecnologia na demonstração de projetos arquitetônicos, mobilidade e acessibilidade urbana até arquitetura na área da saúde, plantabilidade, tecnologia de aplicação, fertirrigação, defesa animal e vegetal e cultivo hidropônico de hortaliças. Temas como micropropagação de plantas, modismos alimentares, fitoterapia, gastronomia funcional hospitalar, oficina de cortes, mercado Pet Food, alimentação para animais, bem-estar animal, empreendedorismo, oratória, teatro, reforma trabalhista, epidemias mundiais, atendimentos na área da saúde, marketing digital, edição de áudio e de produção de vídeo também estiveram em pauta nas palestras ministradas por profissionais renomados.

GINCANA – Durante o Congresso também aconteceu a IV Gincana de Tecnologia e Computação (GYMKHATEC) protagonizada pelos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Já os alunos de Engenharia Civil construíram um guindaste hidráulico durante uma oficina.

Todos os congressistas doaram um quilo de alimento ou de ração que serão destinados às instituições sociais locais.

“Esse ano o desafio foi muito maior porque o evento cresceu muito! São 10 anos consecutivos de CONINCE, um evento científico gratuito para os nossos alunos e também

para visitantes. Agradeço todos que trabalharam e prestigiaram esta décima edição que foi um sucesso. Este projeto é muito gratificante e gera bons frutos. Somos Eduvale e é por isso que conseguimos fazer um evento deste porte”, finalizou Rafael Antunes, presidente geral do Congresso.

Entre os apoiadores, o X Conince contou com as empresas Dasdan, Automar, Unimed Avaré, Pinheirão Supermercados e

Miranda Táxi.