AcontecendoCPI DO PLANO DIRETOR: Conselho vive turbulência por falta de diálogo com sociedade, diz testemunha

A Comarca22 de setembro de 20149 min

CPI DO PLANO DIRETOR
Conselho vive turbulência por falta de diálogo com sociedade, diz testemunha

Da Redação

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Na avaliação do radialista Zenna Araújo, o Conselho Municipal do Plano Diretor (CMPD) enfrenta hoje uma situação conturbada por falta de diálogo com a sociedade. “O Conselho deveria responder prontamente aos questionamentos mediante documentos, esclarecer e tomar providências internas para elucidar algum eventual erro e não partir para o silêncio. No entanto, o CMPD se reúne em grupo e parte para o enfrentamento, enfrenta a imprensa, enfrenta a Câmara. O conceito de conselho é algo democrático. Um órgão que nega documentação e que tenta pressionar órgãos de imprensa e vereadores foge da sua competência”, analisou a testemunha ouvida na oitiva realizada na terça-feira, 16, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga ações do CMPD.

A CPI composta pelos vereadores Denilson Ziroldo (presidente), Carlos Alberto Estati (relator) e Júlio César “Tucão” Theodoro (membro) apura se o CMPD teria usurpado atribuições do Poder Legislativo ao emitir resoluções supostamente ilegais, além da suspeita de tráfico de influências e eventuais favorecimentos a membros do órgão, bem como prováveis obstáculos que teriam prejudicado empreendimentos na cidade.

PERSEGUIÇÃO – Zenna, que acompanha os trabalhos do CMPD desde 2012, afirmou que questionamentos sobre a emissão de resoluções e a legitimidade de mapas abordados no Direto da Redação, programa radiofônico veiculado pela Interativa FM no qual é apresentador, já foram levados aos próprios conselheiros, inclusive em entrevistas com o ex-presidente Marcos Boock Rutigliano e o conselheiro Marcelo Nassif.

O radialista disse ainda que já se reuniu com conselheiros, encaminhou emails e requerimentos, mas só obteve como resposta “silêncio ou palavras que não tinham sentido algum”.

Na análise da testemunha, o CMPD teria prejudicado deliberadamente a instalação da casa de shows Office Lounge, considerado por ele o caso mais emblemático de suposta perseguição.

À CPI, Zenna Araújo afirmou que inicialmente foi contrário à instalação do empreendimento. “Eu tinha uma opinião diversa, conhecia apenas o lado do CMPD, eu não conhecia o lado do empresário. Quando o empresário colocou órgãos de imprensa para conhecerem o lado dele, eu comecei a entender o outro lado e cheguei a convidar (o conselheiro Marcelo) Nassif para conhecer o lado do empresário. Pouco se deu importância para o empresário. Eu vejo nitidamente ações direcionadas para prejudicar o empresário Paulo Roberto Silveira Silva Junior enquanto outros empreendimentos na mesma situação tiveram processos agilizados rapidamente”, apontou.

RESOLUÇÃO – Segundo Zenna, o caso já foi levado ao então presidente Marcos Boock Rutigliano e ao atual presidente Eduardo Zanela. “As mesmas situações continuam sendo abordadas desde o ano passado. As respostas são evasivas”, apontou.

Por conta dos questionamentos, houve um distanciamento entre o radialista e o conselheiro Marcelo Nassif, que teria sugerido à testemunha a regularização de seu estúdio caseiro por meio de resolução.

Segundo Zenna, o próprio Nassif obteve a liberação de seu escritório em zona residencial como jornalista por meio de resolução. “Eu pretendia instalar na minha casa um estúdio. Quando foi sugerido a mim me favorecer dessa resolução, eu me neguei. Se a lei não permite, eu não posso legalizar. Foi sugerido que isso seria algo normal, tranquilo dentro do Conselho e que não haveria nenhuma ilegalidade. Eu não quis regularizar daquela forma como foi proposta”.

O radialista afirmou ainda que se sente ameaçado, uma vez que receberia com frequência pedidos de cópias dos programas que abordam o CMPD. “Eles pedem a gravação, mas não se manifestam. Poderiam ir lá e dar a sua versão. Preferem solicitações gravações provavelmente com a finalidade de abrir processos de indenização. Isso é um tipo de pressão”, confidenciou.

FAVORECIMENTOS – Questionado sobre possíveis favorecimentos, Zenna Araújo citou a regularização pelo CMPD de um posto de gasolina situado na Avenida Felix Fagundes que teria sido influenciada por uma conselheira, uma vez que o empreendimento seria de interesse de sua família.

Ele citou ainda a Resolução nº 99 que regularizou empreendimentos no centro da cidade, “inclusive a obra sob a responsabilidade da conselheira Bethina Mota, que segundo consta teria sido aprovada antes da edição dessa resolução. Ou seja: por um dos conselheiros, Paulo Ciccone”, disse.

O radialista apontou ainda que o mapa de zoneamento da cidade não traz nomes de ruas e bairros e reiterou que a Resolução nº 62/2013 foi criada para impedir o funcionamento do empreendimento Office Lounge. “Tudo isso tem que ser esclarecido, o Conselho não pode ficar no silêncio. Se não quer falar, vá ao jornal, convoque uma coletiva”, reiterou a testemunha.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *