AcontecendoCras de Cerqueira realiza palestra sobre câncer de mama

A Comarca3 de novembro de 20173 min

Cras de Cerqueira realiza palestra sobre câncer de mama

Da Redação
Com Assessoria

Na terça-feira, 31 de outubro, o Centro de Referência  de Assistência Social (Cras) promoveu uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama na Câmara de Cerqueira César.

Ministrado pelo enfermeiro Paulo Xavier, o evento foi aberto à população e ressaltou de maneira explicativa as diversas formas de prevenção e tratamento da doença.

Na ocasião estiveram presentes a secretária da Educação Marilda Ribeiro e o vereador Agnaldo Corrêa, representando o Poder Legislativo.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama, é o segundo tipo mais comum no mundo e o diagnóstico precoce pode auxiliar na margem de prevenção.

Durante a palestra, Paulo falou sobre os fatores de risco, os métodos de prevenção e a importância do autoexame, além da mamografia.

TRADIÇÃO – “O objetivo é atender uma recomendação mundial, de promover ações de prevenção contra o câncer de mama. A gente está fazendo um trabalho que compreende o outubro rosa, que já é considerada uma tradição no Brasil. A importância de se trabalhar o aspecto de prevenção e de promoção da saúde, é que a gente consegue, a longo prazo, diagnósticos mais precoces e consequentemente maior probabilidade de sucesso nos tratamentos, ressaltou o enfermeiro.

Segundo a assistente social Silmara Botejara, “o objetivo do CRAS é levar informação aos menos favorecidos e a parceria com a saúde é justamente para levar informação de prevenção e buscar o auxílio do poder público que tem como obrigação oferecer esse serviço”.

Após a palestra foi oferecido um café aos participantes e um momento de interação para dúvidas e questionamentos em torno do tema.