AcontecendoEduvale e Hemocentro fazem campanha para cadastro de doadores de medula óssea

A Comarca2 de maio de 20164 min

Eduvale e Hemocentro fazem campanha para cadastro de doadores de medula óssea

Iniciativa será realizada na segunda-feira, 2 de maio a partir das 18 horas na sede da instituição de ensino superior de Avaré

Da Redação

A Faculdade Eduvale de Avaré e o Hemocentro da Unesp de Botucatu promovem na segunda-feira, 2 de maio, mais uma campanha para cadastro de doadores de medula óssea. A iniciativa será realizada a partir das 18 horas na sede da faculdade, que fica na Avenida Prefeito Misael Euphrásio Leal, nº 347.

Os alunos do curso de Enfermagem participarão como voluntários e atuarão no preenchimento de documentos, na coleta de sangue e no esclarecimento de dúvidas sobre o processo de pré e pós-doação. Todo o trabalho será supervisionado por professores, enfermeiros, médico e equipe especializada.

Para atuar na campanha, os universitários participaram de um treinamento ministrado no último dia 11 pela equipe do Hemocentro e do projeto “Doe Órgãos, Salve Vidas”.

“Esta é mais uma possibilidade de atuação para o enfermeiro na área da saúde. A participação dos nossos alunos nesse projeto é muito importante, já que eles terão a oportunidade de conhecer todos os protocolos, leis e regras que norteiam o processo de doação, além de adquirir aprendizado prático, noções de atendimento e de interação de trabalho entre a equipe de Enfermagem”, ressaltou Adilson Lopes Cardoso, enfermeiro e coordenador do curso na Eduvale.

REQUISITOS – Os doadores deverão preencher o formulário de identificação, assinar o termo de consentimento e coletar uma amostra de sangue para a posterior realização do exame HLA, que traça as características genéticas e verifica a compatibilidade com o receptor.

Para integrar o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), o doador deve ter entre 18 e 54 anos e apresentar boa saúde. O interessado não pode ter doença infecciosa ou incapacitante, doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

A campanha tem caráter social e visa conscientizar a comunidade sobre a importância da doação de medula óssea, iniciativa que pode salvar vidas.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *