AcontecendoEm Avaré, de 17 veículos da Saúde, 14 estão quebrados

A Comarca16 de maio de 20167 min

Capa ambulância

 

Da Redação

Dos 17 veículos utilizados no atendimento de suporte básico em Avaré, 14 estão quebrados. A grande maioria da frota da Saúde é utilizada para transporte de pacientes, tanto na cidade quanto para outros municípios como Bauru, Botucatu e Jaú.

Das 13 ambulâncias, 11 aguardam manutenção. Dois veículos estão estacionados no Water Park e o restante foi levado para a Garagem Municipal. Outros três veículos – um microônibus, uma van e um ônibus –, também aguardam manutenção.

Apenas duas ambulâncias estão circulando, mas os veículos apresentam pneus carecas e faróis queimados, o que impede o transporte de pacientes para outros municípios.

Segundo informações apuradas pela Comarca, apenas um ônibus está sendo utilizado para o transporte de pacientes para hospitais da região. A Prefeitura teve que alugar um veículo da Rápido Luxo Campinas para transportar pacientes para a Unesp de Botucatu.

O fato tem gerado reclamações. Alguns pacientes relatam perda de consultas e tratamentos em hospitais em razão de atrasos.

Informações dão conta ainda que alguns veículos não estariam suportando o excesso de viagens, vindo a quebrar com facilidade.

De acordo com o apurado pelo jornal, quase toda semana um veículo da saúde da Prefeitura de Avaré apresenta problema. Veículos recentemente adquiridos já registram cerca de 500 mil quilômetros rodados.

BUROCRACIA – Nos últimos anos a Comarca vem divulgando a deficiência de ambulâncias na cidade para transportar pacientes. Em 2015, a reportagem mostrou que a burocracia para a compra de peças estaria deixando a maioria dos veículos sem manutenção.

A falta de condições e o número reduzido de mecânicos na Garagem Municipal também estariam colaborando para a demora na manutenção.

Outro problema detectado é que as ambulâncias adquiridas pela atual administração da marca Peugeot e Renault não têm durabilidade, uma vez que apresentam problemas principalmente no motor e na suspensão. As peças das marcas citadas também são mais caras, o que acaba gerando atrasos na compra e na entrega.

Quando um veículo quebra, os trâmites burocráticos demoraram por volta de 60 dias até que a peça seja comprada. No momento que é detectado o problema, o mecânico identifica a peça defeituosa, faz uma requisição e envia para o Departamento de Compras que, por sua vez, faz o levantamento de três orçamentos e envia para ciência da secretária da Saúde Vanda Nassif. Ela assina o documento solicitando a compra e encaminha para o gabinete do Governo para autorizar a compra.

Quando assinada, a requisição de compra é encaminhada para a Secretaria da Fazenda que vai determinar se há recurso e de que setor sairá a verba para aquisição da peça solicitada. Caso o valor exceda os R$ 8 mil, um procedimento licitatório é aberto, o que pode demorar mais 90 dias.

MUDANÇA – A Secretaria de Saúde vem realizando a transferência dos veículos do estacionamento do Water Park para a Garagem Municipal.

Segundo a Secretaria de Saúde, a mudança ocorreu porque a Prefeitura está deixando o prédio.

“A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que em razão da mudança do atual endereço, no Avaré Water Parker, para um novo endereço no centro da cidade para melhor acomodar a pasta e melhor atendimento ao público, há necessidade também de mudança do setor de ambulância para a Garagem Municipal. A Secretaria atuará para que o setor de transporte de pacientes não seja afetado”.

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