AcontecendoEm reunião técnica, Poio Noves apresenta proposta de duplicação da SP-255

A Comarca31 de março de 20149 min

Em reunião técnica, Poio Noves apresenta proposta de duplicação da SP-255

Da Redação

CAPA SP 255 

Um projeto para a duplicação da Rodovia João Mellão (SP-255) foi levada ao conhecimento público pelo prefeito Poio Novaes durante uma reunião técnica realizada em 18 de março.

Na oportunidade, Poio apresentou as características da obra que compreende aproximadamente sete quilômetros do trecho urbano do município.

De acordo com o apresentado, o empreendimento será custeado pela CCR SPVias, concessionária que administra a rodovia, e não deve gerar nenhum custo ao município.

A primeira fase do projeto é a análise, sondagem, estimativas de custo, entre outros, informações que devem ser encaminhadas à Agência de transporte do Estado de São Paulo (Artesp) até o final de abril.

Segundo Poio Novaes, a análise já estaria concluída desde o quilômetro 261 até o 259, incluindo o viaduto da ferrovia, Avenida Anápolis e estrada que segue para Arandu e Cerqueira César.

No trecho restante, será preciso uma análise mais apurada, visto que, se por um lado soluciona a falta de segurança na estrada, restringe a permeabilidade, ou seja, a locomoção entre os bairros Duilio Gambini, Santa Mônica, Presidencial, São Rogério, entre outros, e o centro da cidade, já que os viadutos idealizados ficam distantes.

Além disso, é preciso prever pontos para a construção de novas passarelas que possam suportar a demanda de novos bairros que surjam na Zona Oeste de Avaré.

Para o prefeito Poio, o ideal seria seguir o modelo de Bauru, com pistas marginais com mão dupla em ambos os lados da rodovia. No entanto, em Avaré as pistas só devem ser colocadas em determinados pontos.

A duplicação terá início no quilômetro 254, próximo a uma indústria de concreto, com a presença de uma marginal de mão dupla.

Seguindo rumo à cidade, a primeira rotatória será construída no quilômetro 255 ligando o bairro Duílio Gambini à via. Para garantir maior segurança aos moradores da região, o local também deve receber um viaduto que ligará o Duílio Gambini ao Jardim Europa.

Outra mudança presente no projeto é o fechamento dos acessos da SP-255 próximos à antiga Fiat. O acesso ao Bairro Santa Monica direto à pista também será fechado e a atual passagem que liga a Avenida Carlos Ramires ao Duilio será aumentada, passando para 6,6 metros, com calçadas laterais garantindo mais segurança a motoristas e pedestres.

Outras rotatórias serão construídas entre os quilômetros 257 e 258, em volta dos lagos situados na entrada da cidade.
Nesse ponto quem vem pela Castello e quiser entrar na cidade seguirá na rotatória pela direita saindo na Avenida Paulo Novaes. Já quem vem por Itaí poderá entrar em uma via lateral ao lago, desembocando na mesma avenida.

Já para sair da cidade e entrar na rodovia sentido Castello, o caminho será pela Avenida Misael Eufrásio Leal por meio de um acesso direto da rodoviária.

O mesmo caminho deverá ser feito por quem está na Paulo Novaes e deseja entrar na rodovia. Para seguir sentido Itaí, o acesso será praticamente igual ao atual.

Outro trecho a receber rotatórias é o quilômetro 259, área em que se encontra um posto de combustíveis e a Avenida Donguinha Mercadante, que liga a cidade ao Jardim Paineiras.

Neste ponto, o cruzamento com a rodovia será fechado e quem vier pela avenida terá que pegar o acesso para o posto, entrar à direita e em seguida à esquerda ao lado da linha férrea. A via deve contar com quatro pistas, sendo que o motorista poderá seguir em frente, sentido Garagem Municipal, ou entrar à esquerda, sentido centro.

Caso o motorista queira ir para Cerqueira César ou Itaí, o caminho será igual ao existente hoje. De acordo com o prefeito Poio Novaes, existem algumas pendências nessa região, como a falta de acesso a empresas material de construção e produtos químicos situadas no lado direito da pista, no sentido Avaré/Itaí.

Um outro ponto crítico da SP-255, o quilômetro 260, que liga a rodovia ao Bairro Terras de São José receberá um viaduto que ligará a localidade à Brabância pela rua que passa ao lado do Lago Bertha Bannwart.
No local está prevista também uma alça de acesso para quem vem da represa para entrar tanto na Brabância como no Terras de São José. O projeto de duplicação termina um pouco antes do Posto Policial no quilômetro 261.

ESFORÇOS – Para o prefeito, a realização da obra garantirá mais segurança aos motoristas que utilizam a rodovia, bem como para a população de Avaré, evitando acidentes como o que ocorreu no início do ano, quando uma moradora do Terras de São José foi atropelada na entrada do bairro e veio a falecer.

A exigência da duplicação existe há vários anos e é inclusive tema de uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa que conta com representantes de municípios como Ribeirão Preto e Itaporanga.
Segundo Poio, é preciso realizar todas as análises para a conclusão do projeto e assegurar que a obra estimada entre R$ 90 a 100 milhões possa ter início em junho próximo. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 18 meses.

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