AcontecendoEncerrada a greve, retorno de servidores deve ocorrer na quarta-feira

A Comarca14 de novembro de 20165 min

Encerrada a greve, retorno de servidores deve ocorrer na quarta-feira

15036515_1805254873097604_4676035275035759489_n

Com o pagamento de mais de 90 por cento dos servidores municipais pagos na sexta-feira, 11, a categoria decidiu em assembleia por fim à greve, iniciada três dias antes. Foram pagos todos os funcionários que recebem até R$ 3,8 mil. Os demais devem ser pagos após o dia 20.

Mas, apesar da decisão, o retorno dos trabalhadores da Prefeitura deverá ocorrer de forma efetiva somente na quarta-feira, 16, já que na segunda que antecede o feriado de 15 de Novembro o prefeito Poio Novaes decretou ponto facultativo.

Segundo Leonardo do Espírito Santo, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Avaré e Região, é possível que a greve possa ocorrer novamente. Segundo ele, ficou definido que o próximo pagamento deverá ser efetuado pela Prefeitura até no dia 16 de dezembro. Caso isso não ocorra, Leonardo afirma que as paralisações poderão ser retomadas já no dia seguinte.

Em relação ao 13º salário, Leonardo disse que o prefeito alega dificuldades por causa da falta de repasses, além da atual crise que a Prefeitura enfrenta. A expectativa, segundo Leonardo, é que o valor deva ser pago até o dia 20 de dezembro.

O presidente do Sindicato mencionou a declaração do presidente Michel Temer, que libera verba das chamadas “repatriação” para prefeituras que estejam com dificuldades financeiras para realizar o pagamento do décimo terceiro salário aos servidores.

Temer, em seu pronunciamento, pediu para que os chefes de executivo entrem em contato com o Governo Federal para que sejam informados sobre o valor que cada prefeitura tem direito a receber até o final do ano. A expectativa de Leonardo é que, em relação ao 13º, a Prefeitura de Avaré se utilize desse recurso federal.

Com relação ao reajuste salarial e do vale-alimentação, também reivindicados durante a paralisação dos servidores, ele fez questão de criticar o prefeito pela demora em apresentar o projeto sobre os benefícios para os servidores. “É um ato mentiroso do senhor prefeito, esses benefícios foram definidos em julho e após 3 meses o projeto ainda não foi encaminhado para a câmara dos vereadores”, observa.

O presidente do Sindicato espera que o projeto seja remetido em breve à Câmara: “Ele (o prefeito) disse que o projeto será enviado no dia 21 deste mês, ou seja, se os servidores não tivessem realizado a paralisação o projeto também não seria enviado”, afirmou Leonardo. Leonardo informou ainda que o vale-alimentação também está em atraso e que o pagamento está previsto para o dia 18 de novembro. Outras informações na edição da Comarca que circula nessa semana.

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *