AcontecendoEntidades se mobilizam em torno do Setembro Amarelo

A Comarca18 de setembro de 20176 min

Rede de Proteção a Vida de Avaré, o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o CAPS vêm desenvolvendo uma série de atividades para divulgar ações de combate ao suicídio

Da Redação

O mês de setembro está sendo marcado em todo o país pela ação “Setembro Amarelo”, que visa divulgar e promover iniciativas de combate ao suicídio. Em Avaré, as atividades tiveram início domingo, 10, com a 1ª Roda de Conversa sobre Suicídio, no auditório da Unifesp (antiga FACCAA).  Na mesma data, teve lugar a Corrida e Caminhada da Primavera, no Ibiquá Eco Resort, alusiva ao tema. As iniciativas foram desenvolvidas pela Rede de Proteção a Vida de Avaré, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Já na segunda-feira, 11, o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) de Avaré promoveu uma caminhada pelas vias da cidade até à Concha Acústica, com cerca de 150 pessoas, também para divulgar o tema.

Participaram do percurso órgãos da Prefeitura como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), o Centro Especializado de Assistência Social (Creas), a Secretaria da Pessoa com Deficiência, representantes do Rotary Club, Postos de Saúde, Unidades da Saúde da família, Secretaria da Saúde e também da Educação. Além disso, a Polícia Militar e o Samu prestaram apoio à mobilização.

MEDIDAS – De acordo com a enfermeira do CAPS, Maíris Alarcão, a ação também teve a contribuição dos comerciários da cidade. “Algumas lojas colocaram vitrines com roupas na cor amarela, outras vestiram peças amarelas e inseriram bexigas no local”. Ela destaca ainda a importância das empresas relatarem medidas de combate ao suicídio para conscientização dos funcionários.

O Caps realiza tratamentos de transtornos mentais e depressões graves, tentativas de suicídio e dependentes químicos. O centro está localizado na Rua Goiás, 1642.

PROGRAMAÇÃO- Essas atividades fazem parte do Setembro Amarelo – e estão programadas para prosseguir na sexta-feira, 15, com o passeio ciclístico no Horto Florestal.

Para o mês de setembro ainda estão planejados: participação no desfile cívico de aniversário de Avaré (dia 17) e um culto inter-religioso (dia 28, no Largo São João, a partir das 20 horas).

SETEMBRO AMARELO- Iniciado no Brasil pelo CVV, Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria, o “Setembro Amarelo” realizou as primeiras atividades em 2014, em Brasília (DF). Em 2015 já conseguiu maior exposição com ações em todas as regiões do país.

VOLUNTÁRIOS – A Rede de Proteção à Vida nada mais é do que um grupo de voluntários das mais variadas área de atuação, dispostos a lutar de todas as formas pela valorização da vida no combate aos índices de suicídio,

A ideia surgiu com a eficácia do Programa de Humanização da Empresa Caio Induscar, em Botucatu. Além da empresa, a Rede mantém uma parceria com o CVV de Botucatu e com o renomado médico José Manoel Bertolote. Aos poucos o grupo vai ganhando mais voluntários, força e mais vida. Amparados pela RPV de Botucatu, um grupo de voluntários também vem se reunindo em Avaré, há cerca de 1 ano, para dar sequência ao projeto na cidade. O CVV atende diariamente das 19 às 23 horas, pelo telefone (14) 3733-2525.