AcontecendoEsquema de fraude em atestados médicos do Postão da Rua Acre é investigado pela Polícia

A Comarca6 de outubro de 20155 min

Esquema de fraude em atestados médicos do Postão da Rua Acre é investigado pela Polícia

Da Redação

postao-avare-fraude-atestado

Policiais do 1º DP de Avaré estão apurando um “derrame” de guias falsificadas de atestados médicos com o timbre do Centro de Saúde I, o conhecido Postão da Rua Acre.

Os documentos foram fraudados de forma grosseira, através de xerox do timbre da unidade de Saúde, e carimbo e assinatura do médico André Olivi Ruffolo – que foi quem denunciou o esquema, por ter o nome criminosamente utilizado pelos falsários.

Segundo Ruffolo – que atende no Pronto Socorro e nunca deu expediente no Postão da Acre – no início do mês a funcionária de uma empresa o procurou pedindo esclarecimentos sobre uma guia de atestado médico com uma rasura referente aos dias de licença. “Achei aquilo estranho, pois nós médicos evitamos rasuras nos atestados. Nós substituímos. E nesse caso a guia tem uma correção feita com tinta corretiva”, explica.

Ele verificou ainda que não só a sua assinatura havia sido fraudada, como também a guia era falsa. “Era xerox de uma guia do Centro de Saúde. O pior é que nem atendo lá”, disse. Até o carimbo dele foi clonado. “Chegaram ao absurdo de fazer uma cópia do meu carimbo, para tornar a fraude mais elaborada”. Preocupado, o médico levou o caso à Polícia, no início de setembro.

ENVOLVIMENTOS – Comandada pelo delegado Osmar Scuccuglia Junior, a equipe de policiais do 1º DP iniciou as investigações. Até o momento, foi identificado o envolvimento de 3 funcionárias de uma empresa e pelo menos 14 guias de atestado fraudadas – com o carimbo e a assinatura falsificadas do médico André Ruffolo.

Todos os atestados foram emitidos para a mesma empresa, e visavam o afastamento temporário de funcionárias – sendo elas as três envolvidas nesse caso. Está sendo apurado o possível envolvimento de mais pessoas no esquema – e se os responsáveis pelas fraudes seriam as próprias beneficiárias das falsificações ou mais alguém.

CRIMES – Para o médico, é importante que a Polícia chegue nos responsáveis. “Isso é muito grave. Mudei o meu carimbo, e estou colaborando com a Polícia para resolver esse caso, pois não posso admitir que façam fraudes usando o meu nome”.

Os responsáveis pelas falsificações poderão ser enquadrados nos crimes de Falsificação de Documento Público, Estelionato e Falsidade Ideológica. A pena pode chegar de 1 a 5 anos de reclusão. Existe a possibilidade de que a fraude também possa ter sido cometida junto a outras empresas.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *