AcontecendoExpansão do Instituto Federal prevê instalação de novos cursos

A Comarca4 de maio de 20158 min

Expansão do Instituto Federal prevê instalação de novos cursos

 

Além de cursos técnicos e superiores, unidade desenvolve pesquisa sobre agroecologia e melhoramento genético de bovinos

Da Redação

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Inaugurado em 2011, o campus de Avaré do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) oferece cursos gratuitos, com qualidade reconhecida, atraindo para o município estudantes de toda região e até mesmo de outros estados.

Atualmente, a unidade avareense oferece quatro cursos técnicos (agroindústria, agronegócio, eventos e mecatrônica) e dois superiores (agronegócio e biologia).

Para o diretor-geral Sebastião Francelino da Cruz, mestre e doutor em química pela Universidade Federal de Uberlândia, a reconhecida qualidade do ensino tem como base o corpo docente: os 56 professores que atuam na unidade têm mestrado e doutorado.

O local ainda possui 39 servidores em áreas administrativas e outros 100 terceirizados que reforçam o “time” do IFSP Avaré, que possui hoje 520 alunos matriculados, número que deve chegar a 1,4 mil em 2017, quando estarão concluídas as obras de ampliação do campus de Avaré.

MAIS CURSOS – Com a construção de dois novos prédios que abrigarão salas de aulas, laboratórios e ginásio de esportes, a unidade trará para o município cursos superiores em áreas que estão em franca expansão. “Em 2017 serão implantados os cursos de Engenharia de Automação e Controle, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Gastronomia”, adianta Cruz, destacando ainda que já em 2016 será trazido para o polo avareense o curso superior tecnólogo em Mecânica.

Com investimento de R$ 5,2 milhões do governo federal, a ampliação também abrirá espaço para mais professores. Ao todo, 70 profissionais deverão atuar no local.

PESQUISA E EXTENSÃO – O IFSP vem investindo em pesquisa e extensão. De acordo com o informado, a proposta é que o conhecimento produzido seja aplicado na melhora da qualidade de vida e da produção da comunidade.

Com investimentos do governo federal no montante de R$ 800 mil, o campus Avaré desenvolve duas pesquisas sobre agroecologia e uma sobre melhoramento genético de bovinos, sendo este último coordenado pelo professor e engenheiro agrônomo Newton Tamassia Pegolo, doutor em ciências biológicas (genética) pela Universidade de São Paulo. O trabalho conta com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Grupo Nelore de Avaré e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Segundo Pegolo, a pesquisa, que tem como finalidade o melhoramento genético de precisão, deve ser de grande valia principalmente para os pequenos produtores que poderão ter acesso a um sistema que reunirá informações sobre animais mais adequados para cada realidade.

Segundo Newton, ao invés de escolher o animal reprodutor através de uma lista geral, o produtor poderá fazer essa escolha após preencher um formulário destacando o clima e a região, entre outras características de sua propriedade.

A pesquisa é complexa. Para possibilitar sua continuidade, o campus Avaré está prestes a receber um “supercomputador” com 48 processadores.

CURSOS – Além de oferecer cursos técnicos e superiores, o IFSP Avaré também tem um curso que prepara alunos para vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos do chamado Curso Popular são selecionados através de critérios relacionados à renda familiar, garantindo que jovens carentes tenham acesso a ensino de qualidade.

O instituto também oferece opções que vão ao encontro de necessidades do mercado trabalho. São cursos de curta duração, que em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ou empresas qualificam trabalhadores.

De acordo com o diretor-geral Sebastião Francelino da Cruz, o instituto está de portas abertas para firmar parcerias com empresas de Avaré e região.

PROCESSO SELETIVO – O IFSP está com processo seletivo aberto para interessados em ingressar nos cursos disponíveis. As inscrições podem ser feitas através do www.ifsp.edu.br/processoseletivo.

Mais informações sobre os cursos e outras atividades do campus Avaré podem ser obtidas através do www.avr.ifsp.edu.br ou pela página do IFSP no Facebook.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *