AcontecendoFalta de manutenção em veículos deixa alunos sem transporte em Avaré

A Comarca18 de agosto de 20159 min

Falta de manutenção em veículos deixa alunos sem transporte em Avaré

Da Redação

Denúncia alunos sem transporte (4)

A falta de manutenção em veículos do setor da Educação vem deixando sem transporte alunos das redes alunos das redes municipal e estadual.

É o que aponta uma denúncia recebida pela Comarca. O motivo é o número crescente de coletivos que aguardam reparo. Sem reposição, alguns trajetos estão deixando de ser atendidos desde o retorno às aulas, segundo fontes ouvidas pela reportagem.

De acordo com as informações, 21 veículos – entre eles microônibus, ônibus, peruas Kombi e vans – aguardam manutenção. Alguns estariam há cerca de um ano em oficinas da cidade esperando conserto.

A Comarca confirmou a existência de veículos parados por falta de manutenção em pelo menos uma mecânica. O coletivo está sem rodar desde o início do ano. O motivo da demora seria a dificuldade para se encontrar peças originais. Só na garagem, são quatro escolares à espera de conserto.

Desde o fim do recesso, os trajetos passaram a ser atendidos dentro de um rodízio informal. Na tentativa de amenizar o quadro, a municipalidade teria colocado em circulação na terça-feira, 11, dois microônibus sem placas e documento.

Mesmo assim, quatro linhas ficaram sem atendimento. Outras foram apenas parcialmente atendidas. Uma fonte relatou que há casos de alunos que ficaram sem transporte, uma vez que o veículo que fazia o trajeto não comportava todos os estudantes.

Já na quarta-feira, 12, as linhas Fazenda Conquista e Fazenda São Luís ficaram sem atendimento. Na quinta-feira, 13, outros cinco trajetos deixaram de ser atendidos, segundo informações.

DIFICULDADES – Segundo a Secretaria de Educação, cerca de 2 mil alunos são transportados diariamente pelo sistema de transporte que tem 46 linhas, incluindo urbanas e rurais, nos períodos da manhã, tarde e noite. A municipalidade dispõe de 40 veículos próprios e mais 6 veículos fretados para atender a demanda.

Admir Cândido, chefe de Transportes Escolar, confirmou à reportagem a indisponibilidade de veículos nas linhas Grama Roxa e Santa Adelaide na terça-feira, 11. Ele ressalta, no entanto, que o problema é pontual e deve ser solucionado ainda nesta semana, já que três coletivos devem ser colocados em circulação. “Tivemos algumas dificuldades. No entanto, o setor tem remanejado veículos na tentativa de sanar falhas. Quando é possível, inclusive, nós avisamos com antecedência a fim de minimizar os transtornos”, afirma.

Em entrevista à Comarca, Marcelo Andrade, gerente da Frota Municipal, confirmou que a municipalidade chegou a ter 21 veículos de transporte escolar parados. No entanto, de sexta-feira, 7, a quarta-feira, 12, cinco deles veículos saíram da manutenção, segundo o servidor. “Hoje há 16 em manutenção e o transporte de alunos está sendo regularizado graças à chegada desses carros”, afirmou.

Para César Oliveira, assessor técnico de Transporte Escolar, questões como desgaste de veículos por uso contínuo e estradas em condições pouco favoráveis ajudam a potencializar as falhas. “É evidente que a manutenção não anda do jeito que a gente espera. No entanto, estamos abaixo da margem de 15% de erros que prevê o convênio com o governo do Estado. Se há problemas em duas linhas, por exemplo, o percentual não chega a 5%”, pontua.

OUTRO LADO – Questionada sobre o assunto, a secretária da Educação Lúcia Lellis confirmou que as falhas estão ligadas à demora na manutenção. “Por conta da demora na manutenção dos veículos devido a diversos fatores fora do alcance da Secretaria Municipal da Educação, pode ocorrer a falha diária em 2 ou 3 linhas por dia, causando assim o prejuízo para 15 a 60 alunos/dia, pois quando os veículos entram em manutenção e não existe veículo reserva para suprir a linha. É feito um sistema de rodízio para que os alunos não percam vários dias de aula consecutivos”, confirmou.

A gestora elencou ainda as causas para as deficiências, como a burocracia na licitação, as péssimas condições de estradas rurais e existência de linhas extensas.

Segundo ela, até mesmo veículos novos precisam passar por manutenção e oficinas de Avaré não estão atendendo a Prefeitura por conta de dívidas antigas. “Quando o veículo é encaminhado para fora de Avaré para manutenção, a demora é maior”, ressalta.

De acordo com a secretária, a municipalidade “vem trabalhando incansavelmente para melhorar os serviços do Transporte Escolar a fim de que nenhum aluno tenha prejuízo no ensino”. “Estamos investindo em compras de peças para equipar a oficina da Garagem Municipal. Estamos ainda elaborando a Lei do Transporte Escolar para adequar diversas situações e assim melhorar a demanda do transporte dos alunos e vamos investir na aquisição de mais veículos para atender o serviço”, finalizou a secretária.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *