AcontecendoFisioterapia auxilia no tratamento da disfunção temporomandibular

A Comarca6 de outubro de 20155 min

Fisioterapia auxilia no tratamento da disfunção temporomandibular

Da Redação

*Imagem ilustrativa
*Imagem ilustrativa

A Disfunção Temporomandibular, também chamada de DTM, é um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas, e que podem afetar um ou ambos os lados da ATM, prevalecendo, em sua maioria, no sexo feminino, na faixa etária de 20 a 40 anos.

O problema atinge uma das articulações mais utilizadas pelo corpo humano. Todos os dias, ela exerce cerca de 2 mil movimentos, sendo responsável pela fonação, deglutição e mastigação.

Como se trata de uma estrutura dinâmica e complexa, os distúrbios causam um desequilíbrio, tornando a ATM vulnerável e propensa a dores e disfunções.

De acordo com a fisioterapeuta Jéssica Schreurs, da Clínica Buco Prime, os sintomas mais comuns são dificuldade, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca, ruídos nas ATM, travamento da mandíbula, dores faciais, ouvido e região cervical, cansaço nos músculos da face e certos tipos de dor de cabeça, entre outros.

Jéssica Schreurs, da Clínica Buco Prime

Jéssica, que é especializada em Osteopatia e Fisioterapia Manipulativa, DTM e Dor Orofacial e Disfunção da ATM, destaca também que não há uma causa específica, porém existem fatores que podem acarretar e propagar a dor, contribuindo para que a disfunção se apresente.

Entre os fatores estão trauma, estresse emocional, apertamento constante dos dentes, hábitos como mascar chicletes, roer unhas, morder tampa de caneta ou até predisposição genética para dores crônicas.

Para combater os sintomas, é preciso fortalecer o sistema músculo-esquelético e é justamente esse o objetivo da fisioterapia. “Com o tratamento é possível reduzir as dores, melhorar a amplitude de movimento, reduzir a inflamação, reduzir a carga na ATM e melhorar a postura, além de orientar o paciente”, comenta a fisioterapeuta.

Jéssica ainda destaca que a fisioterapia é importante para o sucesso do tratamento das disfunções temporomandibulares, bem como na fase de reabilitação do pós-operatório de cirurgias maxilofaciais, visando uma melhor qualidade de vida.

A profissional ainda destaca que, como a DTM tem origem multifatorial, é essencial que se tenha uma equipe interdisciplinar para assim proporcionar um melhor tratamento a esses pacientes.

Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido por Jéssica Schreurs, além dos tratamentos oferecidos pela Buco Prime, que ainda conta na equipe com os odontólogos Joberg de Souza Lima, especialista em cirurgia Buco maxilo facial, e Natália C. Florêncio, especialista em prótese sobre implantes, basta fazer uma visita à clinica que fica na Rua José Rebouças de Carvalho, 906, no Bairro São Felipe. O telefone é o (14) 3733-3022.

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *