AcontecendoGabriel, o Pensador arrasta multidão ao Largo São João

A Comarca11 de abril de 20166 min

Gabriel, o Pensador arrasta multidão ao Largo São João

capa Circuito Sesc (4)

Da Redação

Fazendo jus à proposta do Circuito Sesc de Artes, que tem como conceito a ocupação de praça e parques, reforçando a ideia do espaço público como um local de encontros e trocas de experiências, avareenses e visitantes literalmente “ocuparam” o Largo São João na noite de domingo, 3 de abril, durante a apresentação do cantor carioca Gabriel, o Pensador, que encerrou a programação do circuito.

A organização estimou que aproximadamente quatro mil pessoas participaram do evento. Além de cativar o público ao som de clássicos de sua carreira como “Cachimbo da Paz” e “Retrato de um Playboy”, o compositor empolgou a plateia com “Olhos Coloridos”, sucesso de Sandra de Sá, e “Palavras Repetidas”, que contém o refrão de “Pais e Filhos”, clássico da extinta Legião Urbana.

A apresentação incluiu ainda canções do mais recente trabalho de Gabriel, o Pensador, o álbum “Sem Crise”, o qual marca o retorno do artista ao hip hop, uso de bases eletrônicas e flertes com a brasilidade.

A certa altura do show, a artista chamou ao palco dois jovens que estavam na plateia para um improviso. Pouco depois, uma improvisação do carioca que citou a Represa Jurumirim e o próprio Largo São João fez uma homenagem a Avaré.

Conforme havia adiantado em entrevista coletiva concedida antes do show, Gabriel apresentou um repertório que uniu sucessos comerciais e canções de cunho mais contestatórios. “A arte é muito ampla. Ela pode emocionar, mas também propor uma reflexão. Acho que tem que haver equilíbrio. Aprendi isso com Bob Marley, que cantava sobre questões sociais e sobre passarinhos (referência à Three Little Birds). A arte tem a capacidade de abrir mentes e as pessoas precisam de cultura”, afirmou à Comarca.

ATRAÇÕES – O público também compareceu em peso para as demais atrações promovidas pelo Circuito Sesc de Artes, que teve início ainda durante à tarde.

A programação incluiu uma oficina sobre arte urbana ministrada pelos paulistanos Will e Japs, que deu instruções sobre manuseio de spray e outros materiais como adesivo e estêncil. Outra intervenção levou ao público os curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês George Méliès, pioneiro do cinema.

CORETO – Durante a apresentação do espetáculo circense Magnific, atração encenada pela Arena Circus que incluiu corda bamba, malabares, mágica e rede acrobática, o coreto do Largo São João foi inteiramente ocupado pelo público, incluindo a área que fica além das grades de proteção.

Já a gaúcha Cia Teatro Lumbra expôs ao público a peça Bolha Luminosa, encenada por meio de um jogo de luz e sombras.

O Circuito Sesc de Artes disponibilizou ainda intervenções ligadas à literatura, como a Palavra + Imagem e Testando Conexões, voltadas para adultos e crianças.

O projeto itinerante, que vai percorrer 114 cidades em 2016, é uma realização do Sesc com apoio do Sincomercio e Prefeitura de Avaré.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *