AcontecendoHelicóptero que caiu na represa estava em testes

A Comarca25 de maio de 20164 min

Helicóptero que caiu na represa estava em testes

 

Aeronave, construída em agosto de 2015, foi a primeira unidade produzida em escala comercial

 

Da Redação

 

O helicóptero experimental que caiu na Represa Jurumirim na segunda-feira, 16, foi o primeiro, em escala comercial, a ser construído na cidade de Sorocaba. A aeronave experimental foi montada em agosto de 2015 por engenheiros e mecânicos do Grupo VMF.

O helicóptero foi construído com kits com várias peças que foram importadas de uma fábrica do Arizona, nos Estados Unidos, mas o acabamento e outros itens foram adquiridos em Sorocaba.

Em entrevista ao site G1, o piloto contou que tentava pousar em uma chácara às margens da represa. Depois que a aeronave caiu, as hélices tocaram a água e pararam. Com o impacto, a frente de acrílico da aeronave quebrou. Em seguida, ele abriu a porta, saiu e nadou por alguns metros até a margem.

“Ficou mais um sentimento de chateação do que susto, porque já tinha reduzido a velocidade e altitude. Estava muito perto de pousar. Conseguiria pousar até na água se o local fosse mais raso. Mas como o trecho tinha uns dois metros de profundidade, o helicóptero afundou”, diz.

EXPERIMENTAL – O helicóptero foi retirado da represa pelo Corpo de Bombeiros, que usou um cabo de aço ligado a um guincho. A aeronave já foi levada do local pelo dono, que pensa em reformá-la. “Não vi nada sobre o que precisarei fazer. Ainda vamos analisar. O equipamento custa R$ 600 mil”, afirma. O piloto de 40 anos não ficou ferido.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Força Área Brasileira (FAB), o helicóptero, com matrícula PP-ZVF, era regular e tinha autorização para voar, exceto em locais povoados por se tratar de aeronave experimental.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) afirmou que foi notificado sobre o incidente e que investigará o caso.

Queda de Helicoptero

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *