AcontecendoHotéis rebatem informação sobre falta de vagas em Avaré

A Comarca12 de agosto de 20149 min

Hotéis rebatem informação sobre falta de vagas em Avaré

Atualmente, Avaré conta com 1.704 vagas em 20 hotéis, 7 pousadas e 3 motéis; ampla maioria é contra a venda de área pública “privilegiada” para a construção de hotel

Da Redação

*Imagem ilustrativa
*Imagem ilustrativa

Desde que surgiu a notícia de que a Prefeitura de Avaré tem a intenção de desafetar uma área que faz parte da mesma matrícula do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel com o objetivo da construção de um hotel, muito vem se comentando na cidade sobre uma suposta falta de vagas em hotéis da cidade, principalmente em época de eventos.

Em uma pesquisa realizada pela Comarca, verificou-se que Avaré, atualmente, conta com 1.704 vagas em 20 hotéis, 7 pousadas e 3 motéis, que também são utilizados pelos turistas. Segundo informações colhidas pela reportagem, o número seria suficiente para comportar eventos de médio porte.

Diante da polêmica, a Comarca entrou em contato com alguns representantes da rede hoteleira de Avaré. A ampla maioria se colocou contra a venda de área pública “privilegiada” para a construção de hotel.

Segundo Sandra Scarcelli, que responde pelo Acquaville Hotel, a rede hoteleira de Avaré vem comportando os eventos que são realizados no município. Segundo ela, no último campeonato da Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha (ABQM), o hotel teve disponibilidade de vagas.

“Em outros eventos da ABQM a procura era maior, mas de uns tempos para cá alguns participantes estão optando em ficar em trailers. Neste último evento nós tivemos disponibilidade de vagas, somente um dia tivemos lotação total”, destacou.

ABQM – Ela também falou sobre a polêmica do suposto cancelamento do Campeonato Nacional do Cavalo Árabe em Avaré pela falta de vagas em hotéis. “Isso é um absurdo, pois temos vagas. Um dia ou outro a gente fica com lotação, mas isso ocorre em qualquer cidade, pois este tipo de evento tem muita rotatividade, ou seja, a pessoa vem compete e vai embora, não permanece o campeonato todo na cidade”.

Segundo a Comarca apurou, a maioria dos hotéis na cidade em baixa temporada ou em época que não tem eventos, ficam com a capacidade de cerca de 50%. “Não sou contra a vinda de um hotel para Avaré, só acho que não é o momento. O novo hotel terá que trabalhar muito para lotar”.

Scarcelli criticou o fato da Prefeitura desafetar uma área para destinar a um hotel. “Aquela área será muito valorizada após a duplicação da rodovia (SP-255) Porque a pressa para desafetar agora essa área?”, questionou.

SEM MARKETING – Para ela, falta divulgação das atrações turísticas de Avaré. “A cidade não tem divulgação como cidade turística. Avaré não tem marketing no setor turístico. Precisamos de mais eventos para que atraia o turista. Nós aqui do hotel estamos trabalhando muito para trazer turistas para a cidade, porém falta um marketing mais forte”, referindo-se a ações por parte do Poder Público.Sobre a suposta exploração de hotéis no aumento das diárias, Sandra destacou que isso não ocorreria no Acquaville.

O secretário de Turismo, Fernando Alonso, concordou com a reclamação sobre a falta de marketing, porém destacou que ações estariam sendo desenvolvidas pela pasta. “Estamos cumprindo os calendários de feiras de turismo que estão sendo realizadas. Este ano fomos em cinco feiras e estamos buscando outras ações. Estamos elaborando dois guias turísticos completos e estamos formando uma comissão de atuação com a rede hoteleira. Não é o ideal, mas estamos trabalhando”.

Wagner Godoy, representante do Hotel Rio Novo, também se posicionou contrário a vinda de novos hotéis para a cidade. “Realmente quando existe algum evento, a procura é maior, mas, normalmente, sobram apartamentos. Neste último evento da ABQM nós ficamos com 90% de lotação, ou seja, tínhamos vagas”, disse.

REDE SUFICIENTE – Ele acabou revelando que, em eventos, alguns hotéis elevam os preços das diárias. “Nós elevamos o preço em 30%. Quase todos mexem no preço”. Ele finalizou dizendo ser contra a vinda de novos hotéis.

A representante do Hotel Lagoa da Mata, Fabiana Rebelatto, também se colocou contra a vinda de novos empreendimentos hoteleiros. “Durante a ABQM tivemos a lotação total, mas acredito que Avaré não necessita de mais hotéis. A rede atual atende a essa demanda”, diz.

Thiago Agostini, da Rede Villa Verde, diz que a rede hoteleira local é suficiente para atender inclusive grandes eventos. “O que falta é mais eventos para movimentar o comércio e proporcionar um bom índice de ocupação nos hotéis. Inclusive nesse último evento da ABQM, apesar da boa ocupação, sobraram vagas em nossos hotéis. Isso mostra que a nossa cidade possui um número suficiente de vagas para atender bem ao turista, inclusive durante eventos”, finaliza.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *