AcontecendoImpasse quase paralisa atendimento na Farmácia Popular

A Comarca27 de maio de 20165 min

AVARÉ

 

Impasse quase paralisa atendimento na Farmácia Popular

 

Da Redação

 

Um impasse entre a Prefeitura e funcionários quase paralisou o atendimento da Farmácia Popular de Avaré. Na terça-feira, 17, as funcionárias não fizeram a distribuição de medicamentos aos munícipes devido à falta de uma pessoa responsável para trabalhar no caixa.

Atualmente, seis funcionárias da Prefeitura atuam no local, porém nenhuma com condições de trabalhar com dinheiro. Segundo informações obtidas com exclusividade pela Comarca, até o ano passado as servidoras do caixa recebiam um valor para ficar responsável pelo recebimento. Porém, por determinação da Secretaria de Administração, o benefício foi cortado porque estaria fora da lei.

CRÍTICAS – A determinação teria gerado insatisfação. Informações dão conta ainda que caso ocorresse uma diferença no caixa, os funcionários tinham que desembolsar o valor devido. Servidores criticam ainda a forma com que a secretária Deira Visentin teria agido para resolver o impasse.

Por mês, o governo Federal repassa R$ 12 mil para o programa. O valor é utilizado para o pagamento de água, energia, telefone e aluguel. Mesmo com o repasse, porém, contas, inclusive o aluguel, estariam atrasadas.

A Comarca obteve a informação de que medicamentos estariam sendo estocados fora da temperatura correta. “Quando faz calor, aqui fica insuportável e alguns remédios podem ser afetados. Deveria ter um ar-condicionado, mas temos informações que o aparelho que foi adquirido aqui sumiu e ninguém sabe onde está”, diz uma fonte.

SOLUCIONADO – Em nota, a Prefeitura destacou que o problema foi solucionado e que nem os funcionários e a população serão prejudicados. “O problema já foi solucionado junto à Secretaria de Administração em relação ao pagamento das horas extras dos servidores, autorizadas pelo prefeito desde que efetivamente trabalhadas, e também acerca de um adicional de “quebra de caixa” pelo fato de os servidores desempenharem a função de recebimento dos pagamentos dos medicamentos ali ofertados. Este adicional está previsto no Estatuto do Servidor, foi avaliado e autorizado pelo jurídico do município”, aponta o documento.

PROGRAMA – O programa atende toda a população, principalmente munícipes que possuem dificuldades de manter o tratamento de saúde devido ao alto preço dos remédios e que, geralmente, não buscam assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Medicamentos para hipertensão, contraceptivos e diabetes ficam ainda disponíveis em farmácias e drogarias privadas do país com valores até 90% menores que os cobrados normalmente.

farmacia_popular

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *