AcontecendoMERENDA ESCOLAR: Prefeitura confirma redução no número de refeições, mas nega perda nutricional

A Comarca18 de fevereiro de 20157 min

MERENDA ESCOLAR
Prefeitura confirma redução no número de refeições, mas nega perda nutricional

Da Redação

*Foto ilustrativa - site Prefeitura de Avaré
*Foto ilustrativa – site Prefeitura de Avaré

A Secretaria da Educação de Avaré confirmou à Comarca a extinção de uma refeição em escolas de tempo integral (ETI) do município. De acordo com a secretária Lúcia Léllis, no entanto, a alteração não prejudicaria os alunos, uma vez que segundo ela não houve perda nutricional.

O assunto foi destaque na imprensa local e gerou polêmica durante a semana. Até o ano passado, as unidades forneciam cinco refeições: café da manhã, uma merenda chamada “colação”, almoço, lanche e jantar.

Segundo a gestora, a adequação foi baseada em um programa de avaliação nutricional apresentado pelas nutricionistas da Central de Alimentação Escolar (CAE), que constatou sobrepeso e obesidade em uma parcela dos alunos.

Além disso, a equipe teria observado que a manutenção de uma refeição próxima da outra estaria desestimulando os estudantes, que agora terão à disposição café da manhã, colação, almoço e lanche da tarde no lugar do jantar.

“Eles almoçavam, em seguida, às 13:30, tomavam um lanchinho e às 15 horas jantavam. Era muito pouco tempo, a criança não sentia fome, por isso foi providenciada a alteração após um processo de reflexão”, aponta Lúcia Léllis.

BENEFÍCIOS – Na avaliação de Maristela Corrêa, diretora da CAE, a mudança implantada neste ano letivo trará benefícios nutricionais. “A intenção é melhorar a qualidade dentro da necessidade nutricional da criança. Não houve perda. Pelo contrário: o aluno vai comer mais porque está comendo corretamente”, ressalta a técnica, que afirmou ainda que a medida segue a Resolução Nº 26, norma do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que dispõe sobre alimentação escolar na educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A secretária negou que a mudança esteja ligada a corte de gastos. “Não se trata de economia. A cada ano, Avaré investe cada vez mais recursos próprios na merenda”. De acordo com a gestora, o gasto médio mensal em 2013 foi de R$ 284.309,44. No ano passado, o investimento teria chegado a R$ 323.975,77 ao mês.

A Comarca apurou que a Prefeitura de São Bernardo do Campo cortou recentemente parte da merenda escolar com o intuito de prevenir a obesidade infantil. Segundo a matéria publicada pelo jornal O Globo, a mudança pegou os pais de surpresa e levou o Ministério Público a instaurar inquérito civil.

Assim como Avaré, a Prefeitura daquele município alega seguir a determinação legal do FNDE.

CRÍTICAS – A alteração, que não foi aplicada às creches, gerou reclamações de pais de alunos. A Comarca ouviu relatos que, em algumas unidades, a refeição teria sido trocada por lanches. A secretária nega e aponta que o cardápio só pode ser alterado com anuência do CAE.

Além disso, há denúncias relativas à qualidade da merenda, inclusive com relatos de que a qualidade do cardápio estaria deixando a desejar. Essas informações, não confirmadas, estão sendo apuradas pela reportagem.

Na Câmara de vereadores, o assunto também gerou críticas à administração. Em seu pronunciamento, o vereador Roberto Araújo (DEM) classificou como “lamentável” a mudança, que segundo ele deve prejudicar estudantes que dependem exclusivamente da alimentação unidade escolar. “É um descaso total. É um governo desumano, que verdadeiramente prefere tirar dos pobres para dar aos ricos”, criticou.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *