AcontecendoObra em unidade de saúde deveria ter acabado em junho, acusa vereador

A Comarca20 de agosto de 20148 min

Obra em unidade de saúde deveria ter acabado em junho, acusa vereador

Denilson Ziroldo fez diversas críticas ao setor durante pronunciamento; em contrapartida, vereadores da base apontaram melhorias na área

Da Redação

CAPA ZIROLDO PROBLEMAS SAUDE

As obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Aristides Guerra de Aguiar”, situada na Brabância, deveriam ter sido finalizadas há dois meses.

A afirmação é do vereador Denilson Ziroldo (PSC). Em seu pronunciamento na Palavra Livre da sessão de segunda-feira, 11, o parlamentar exibiu imagens do empreendimento e destacou que havia apenas um funcionário trabalhando no local.

Iniciada em 13 de dezembro de 2013, a obra estava prevista para ter sido finalizada em 13 de junho deste ano segundo uma placa oficial instalada no local. “Vejam o estado. Nem contrapiso tem. Hoje apenas uma pessoa trabalhava no local. E já era para ter terminado. Quando nós teremos essa obra pronta? Será que daria tempo até o final do ano?”, ironizou.

A demora na entrega da unidade acabou sobrecarregando o Centro de Saúde, mais conhecido como Postão da Rua Acre, uma vez que pacientes do bairro estão sendo atendidos na unidade.

CRÍTICAS – Ziroldo, aliás, afirmou ainda que o aparelho de raios-X odontológico do Postão está quebrado há quatro meses. O vereador exibiu imagens que apontam que o equipamento estaria “encostado”.

As críticas sobre a saúde dominaram o seu pronunciamento. O parlamentar também afirmou que há falta de medicamentos na rede municipal. Segundo a lista apresentada por ele, não há remédio para colesterol, pressão, antibiótico, expectorante infantil e adulto, entre outros. “Medicação, tanto se fala que foi resolvido. Isso foi o que levantamos rapidamente porque a farmácia estava lotada e havia apenas um funcionário. E essa pessoa está ficando louca, porque não tem como atender todo mundo e os pacientes começam a reclamar. Falta gente onde deveria ter gente e sobra funcionário onde deveria ter apenas um ou duas”.

ALUGUEL – O vereador também criticou a situação do Pronto Socorro Municipal (PS). Segundo ele, a comida servida aos funcionários estaria encharcada de óleo e os servidores são obrigados a coar o alimento antes de consumi-lo.

Além disso, a unidade estaria sem itens como luvas estéreis, seringa e filme para raios-X, e funcionários da limpeza estariam desempenhando suas funções sem vestimenta adequada.

De acordo com o parlamentar, o raio-X do Pronto Socorro estaria sendo bancado por terceiros. “O aparelho de raios-X que está lá é alugado. Alugado como? Um médico alugou, pagou do próprio bolso e está cedendo ao PS. Pode o município receber doação desse tipo? Mas o que fazer? A população precisa”.

Ziroldo apontou ainda que a unidade não tem papel higiênico para servidores e pacientes. “Estão usando papel toalha ou fazendo vaquinha para comprar”, revelou. “Será que essa é a saúde que a população que paga impostos quer ver? Onde está a administração que é comandada por um médico? Onde está a administração da secretária de Saúde? A saúde, por enquanto, está na UTI”, finalizou.

OUTRO LADO – Já vereadores que formam a base do prefeito Poio Novaes avaliaram que a área da saúde vem registrando melhoras significativas.

Em seu pronunciamento, o petista Francisco Barreto elogiou o trabalho da secretária Vanda Nassif. “Eu defendi o Miguel (Chibani) durante o tempo em que ele esteve à frente da Secretaria da Saúde. A Vanda vem dando continuidade ao trabalho que estava sendo desenvolvido. Não podemos destruir, e sim melhorar. A Saúde vai melhorar, é o clamor da população”, disse.

Sobre o Disk Saúde, serviço que estaria com falhas, o petista destacou que ocorreu um contratempo devido à mudança da Secretaria. “O novo telefone do Disk Saúde é o 3711-2410. A mudança do número ocorreu porque o serviço foi transferido para o Centro de Saúde (Postão da Rua Acre). Mensalmente são agendadas cinco mil consultas por mês. A saúde vem melhorando a cada dia”, avaliou.

Ernesto Albuquerque corroborou o discurso do companheiro de partido. “Estamos tendo um aumento em postos de Estratégia da Saúde da Família (ESF) de 6 para 11. Os avanços estão acontecendo”.

A líder do prefeito Poio Novaes, vereadora Rosângela Paulucci (PMDB), também fez uma avaliação positiva da administração. “O governo está andando sim. Está sendo elevado o número de ESFs. O governo está investindo na saúde e as melhoras são visíveis”, avaliou.

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *