AcontecendoPalestra na Câmara reúne lideranças de Avaré e Região

A Comarca7 de fevereiro de 20175 min

Palestra na Câmara reúne lideranças de Avaré e Região

Da Redação

 

Na noite de segunda-feira, 30, o advogado José Antônio Gomes Ignácio Junior, especialista em Direito Público e professor da Faculdade Eduvale, ministrou uma palestra na Câmara Municipal tendo como pauta a estrutura Legislativa do Brasil, composição e estrutura das Câmaras Municipais e a prerrogativas e funções do vereador.

Além de vereadores da cidade, como Roberto Araújo, Carlos Estati, Marialva Biazon, Ernesto Albuquerque e Barreto do Mercado, o evento contou com presenças de vereadores e lideranças dos municípios vizinhos, como Manduri, Águas de Santa Bárbara, Itaí e Iaras, entre outros.

Segundo Ignácio Junior, a ideia partiu do presidente do Legislativo Toninho da Lorsa, com o intuito de explorar assuntos parlamentares, limites e possibilidades para os novos representantes da casa.

IMPORTÂNCIA – O advogado, que atualmente responde pela assessoria jurídica da Câmara, pontuou ainda que a Constituição de 1988 estabeleceu a atuação de cada um dos membros da Federação, sendo que o município é membro da União com uma autonomia muito abrangente.

“O município é muito importante e os vereadores tem que ter essa consciência, que eles fazem parte de um ente que integra a nossa federação que tem uma importância muito grande. Eu sou um municipalista por convicção, acho que os municípios deveriam ser muito mais fortalecidos financeiramente para poder fazer muito mais” – completou José Antônio.

Ao final do encontro foi disponibilizado um material completo para o estudo dos interessados. O seminário trouxe representou em economia para os vereadores, em média um curso para vereadores iniciantes custa em médio R$ 1 mil reais.

PALESTRA – Na abertura, Toninho da Lorsa saudou os presentes e destacou as medidas de contenção de despesas adotadas por sua gestão. “Temos um compromisso com a transparência e a redução de gastos e esse é o desafio da nossa Mesa Diretora”, afirmou.

Ele afirma que a proposta foi muito positiva para que os trabalhos sejam iniciados de maneira consciente e responsável: “A gente está em um momento de renovação, aqui nos estamos com nove vereadores novos e o Dr Junior tem um conhecimento muito grande em direito público, será muito importante para dar um norte para nós, os novatos”, disse Toninho da Lorsa.

Representando a nova Legislatura, Toninho da Lorsa também falou sobre o respeito e a importância da imprensa para o bom funcionamento da Câmara de Vereadores. O presidente fez questão de destacar o difícil momento que o país se encontra e que a Câmara está reduzindo despesas e economizando ao máximo na gestão da Casa de Leis.

“A gente está passando por um momento bastante delicado, eu acho que todas as prefeituras estão passando por problemas financeiros, nós estamos reduzindo gastos e cortamos despesas com pessoal”, destacou.