AcontecendoParóquia celebra centenário da devoção a São Benedito em Avaré

A Comarca8 de maio de 20175 min

Na próxima sexta-feira, 12, os devotos avareenses de São Benedito vão festejar os 100 anos do início do culto oficial a um dos santos mais populares do Brasil. A celebração será na Capela de Santa Rita de Cássia, já que a igreja do padroeiro ainda está em reformas.

A programação religiosa prevê um tríduo preparatório, que começa no dia 9, às 19:30, quando haverá missa com a participação de conselheiros paroquiais e ministros da palavra, das exéquias e da comunhão eucarística, além de acólitos, coroinhas e funcionários.

No dia seguinte, no mesmo horário, outra missa conta com a presença dos membros dos vários movimentos eclesiais, enquanto no dia 11 os integrantes de todas as pastorais paroquiais e dos setores missionários são esperados para a celebração eucarística.

Já no dia 12 de maio, data do centenário, também às 19:30, a igreja matriz será aberta para missa solene seguida do descerramento da placa comemorativa e do marco histórico, além de um abraço simbólico dos fiéis no templo.

“Desde 2014 estamos preparando esse centenário para celebrá-lo como um jubileu, tempo de renovarmos o compromisso de imitar o exemplo de São Benedito, que soube seguir Jesus Cristo numa vida de pobreza, de castidade e de obediência”, afirmou padre Ademar Domingos Roma.

HISTÓRIA – Embora o frade negro siciliano já fosse conhecido dos avareenses desde 1881, ano da fundação da Irmandade de São Benedito, a Igreja Católica aprovou o seu culto em 1917, concretizado por meio da construção de uma capela em terras doadas pelo coronel João Cruz, fazendeiro e devoto do santo cozinheiro, que era filho de escravos africanos.

Há mais de dois anos, por iniciativa do padre Ademar, a matriz passa por obras de remodelação litúrgica no seu interior. O templo, erguido entre as ruas Piauí e Mato Grosso, se acha na fase da recuperação de seu exterior e deverá ficar pronto até o final deste ano graças ao apoio da comunidade.

LIVRO – Para marcar os cem anos da devoção a São Benedito um livro histórico foi escrito no fim do ano passado pelo pesquisador Gesiel Júnior, a fim de relatar os principais episódios da caminhada paroquial principiada em 1917, quando o primeiro bispo de Botucatu assinou a provisão autorizando a ereção da igreja que teve como lideranças o monsenhor Celso Ferreira e os padres Paulo Goecke e Jacob Augustyn, figuras emblemáticas do catolicismo avareense.