AcontecendoParte da Avenida Mário Covas vai ganhar segunda pista e galerias pluviais

A Comarca1 de fevereiro de 20169 min

Parte da Avenida Mário Covas vai ganhar segunda pista e galerias pluviais

Obras serão realizadas pela empresa Ibiaçu, responsável pelo empreendimento Villa Jatobá, e incluem canteiro central, alargamento de pista, guias, sarjetas e infraestrutura de captação pluvial

jatoba (9)

Da Redação

Estão previstas para fevereiro o início das obras de implantação de uma segunda pista na Avenida Mario Covas, no trecho de confluência com a Avenida Donguinha Mercadante, onde a empresa Comercial Ibiaçu de Empreendimentos está implantando o loteamento Villa Jatobá.

Após a regularização do empreendimento, ficou estabelecido um acordo da empresa – proprietária da área – com a Prefeitura Municipal de Avaré para a realização de obra de alargamento da pista da Mário Covas em toda a extensão que faz divisa com o loteamento, além da duplicação da pista no trecho próximo à confluência com a Avenida Donguinha Mercadante, no seu ponto considerado mais crítico.

O caso já havia sido noticiado pela Comarca e, diante da necessidade do aumento do recuo disponível para o trânsito, a Prefeitura e a empresa entraram em acordo, viabilizando a implantação de uma segunda pista, além do alargamento da pista existente, canteiro central e galerias de águas pluviais. Todas as obras serão integralmente custeadas pela Ibiaçu.

Atualmente, a Avenida Mário Covas conta com uma única via, com 7 metros de largura. O projeto da Ibiaçu contempla o alargamento desta via em 1,5 metros, em toda a extensão da avenida que faz confrontação com o loteamento Villa Jatobá. Além de alargar essa via, a obra prevê a duplicação de um trecho de cerca de 600 metros já nas adjacências da confluência com a Donguinha Mercadante. Com isso, a avenida passará a contar com duas pistas de 8,5 metros de largura cada.

As pistas estarão separadas por um canteiro central de 5,5 metros, garantindo maior segurança ao trânsito no local, além de passeios públicos (calçadas), de 3 metros, em cada lado da futura via.

 

JATOBÁ-PROJETO-ASFALTO

DEMANDA – O secretário de Obras, Habitação e Serviços Paulo Ciccone disse que o entendimento entre a Prefeitura e a empresa foi importante para a cidade. “Havia uma demanda a ser corrigida, e agora tudo vai ser feito para garantir a melhoria do trânsito naquele trecho, além da solução de outros antigos problemas daquela área com relação à drenagem de água da chuva”, afirma.

Ainda segundo Ciccone, só naquele trecho a “Mário Covas” terá um acréscimo superior a 20 metros em sua largura. “O projeto entregue a nós pela Ibiaçu é muito bom. A cidade vai ganhar muito com isso”, comentou.

Paulo Ciccone afirma também que a Ibiaçu se comprometeu em resolver o complexo problema da captação e destinação da água através de um projeto de drenagem que atenda aquela área.

Segundo técnicos da empresa, toda a extensão da Avenida Mário Covas e adjacências apresentam uma característica em comum: não existe escoamento natural das águas da chuva.

Ciccone afirma que aquela região é plana e que, além disso, abaixo de uma fina camada de terra, existe um leito de pedras, o que impede que a água seja absorvida. “Assim, conforme vai chovendo, a água começa a aflorar e fica empoçada”, disse.

O início das obras está previsto para fevereiro. Segundo os técnicos da Ibiaçu, a primeira fase prevê a implantação de galerias e de drenagem de águas pluviais; após completa essa etapa serão iniciadas as obras de asfaltamento, canteiros centrais, passeios e abertura de uma nova pista.

OBRA DE GRANDE PORTE – O secretário de Planejamento Urbano João Dalcim afirma que o projeto de drenagem prevê quase um quilômetro de galerias pluviais. Segundo ele, é uma obra de grande porte. “A rede de drenagem contará com bocas-de-lobo, bocas-de-leão, veios e ramificações tubuladas que irão solucionar os alagamentos que se formam em área próxima ao loteamento”, afirma.

Para isso, a tubulação que será colocada na obra varia de 80 a 150 centímetros de diâmetro. “São tubos de grande capacodae, e o mais interessante é que o projeto de drenagem será extenso, garantindo não apenas melhorias para a Villa Jatobá, mas para todo seu entorno. É um ganho imenso para a cidade”, destacou.

A expectativa é que as obras vão beneficiar toda aquela região, garantindo mais segurança, tanto para os futuros moradores do loteamento, como também para outras pessoas que vão utilizar a via.

Todos os custos de projeto e execução correm por conta da Ibiaçu. Estimativas da Prefeitura dão conta de que o investimento da empresa deve gerar uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão aos cofres públicos.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *