AcontecendoPedido de compra de leite especial para criança está na mesa de secretário há um mês

A Comarca3 de novembro de 20156 min

Pedido de compra de leite especial para criança está na mesa de secretário há um mês

Da Redação

Falta de leite criança - Cópia
Foto da Beatriz ainda bebê

A família de uma criança de 3 anos busca ajuda para conseguir o acesso a um leite especial para a filha, que nasceu com uma doença genética chamada fissura de palato e necessita do alimento rico em calorias.

Os pais entraram com uma ação que obriga a Prefeitura a fornecer o leite. Segundo informações obtidas com exclusividade pela Comarca, a Secretaria de Saúde já teria finalizado o processo de compra e encaminhado a solicitação para a Secretaria da Fazenda no fim de setembro. No entanto, a compra não teria sido liberada pelo secretário da Fazenda Waldir Rodrigues.

Segundo os familiares, desde os três meses de vida, quando saiu do Hospital da Unesp de Botucatu, B.R., de três anos, vem sofrendo com a falta do leite. “A gente não tem condições de comprar. Cada lata custa R$ 55 e ela consome 16 latas. Essa alimentação, que ela recebe por sonda, é que vai dar mais peso para que ela possa começar um tratamento de reconstrução do palato e dos lábios no Centrinho de Bauru”, informou a mãe Solange Souza.

Ela afirmou ainda que todo mês a família luta para que o leite seja fornecido pela Prefeitura. “Neste período fui várias vezes à Secretaria de Saúde e depois fiquei sabendo que a Promotoria de Justiça poderia nos ajudar e estamos correndo atrás. Mais desde que ela (criança) veio para a casa nós temos que lutar para ter um direito adquirido”, ressalta.

Segundo a mãe, a criança também foi submetida a uma traqueotomia para poder respirar, o que também requer atenção especial dos familiares.

Solange revelou ainda que a criança está sem o leite há duas semanas e que doações estão mantendo a alimentação. “Faz mais de duas semanas que estou correndo atrás. Fui à Secretaria de Saúde e eles me disseram que era pra eu procurar a Justiça, pois a Prefeitura estava sem dinheiro. Parece que não estão nem aí. Estamos falando de uma vida”, desabafou.

Atualmente a criança está com 8 quilos e precisar ganhar mais cerca de 5 quilos para passar pela cirurgia. A família mora em uma chácara localizada próxima à Vila Esperança.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação, destacou que toda a parte processual foi finalizada e que a Secretaria da Saúde deverá cobrar agilidade da Secretaria da Fazenda para que a compra seja feita com urgência. Devido à diminuição do horário nas repartições públicas, a Comarca não conseguiu contato com o secretário Waldir Rodrigues.

DOAÇÃO – Enquanto a burocracia não é resolvida, a família está dependendo de doações para que a criança não fique sem o leite. Solange pede que as pessoas ajudem doando pelo menos uma lata de leite Fortini ou Nutren Júnior. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (14) 99848-7967.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *