AcontecendoPosto de Saúde do Santa Mônica é transferido para local precário, afirma denúncia

A Comarca1 de outubro de 20154 min

Posto de Saúde do Santa Mônica é transferido para local precário, afirma denúncia

Da Redação

Há pelo menos 30 dias a população dos bairros Santa Mônica, São Rogério e Duilio Gambini estariam recebendo atendimento médico em um espaço inadequado. É o que aponta a denúncia feita por Anne Caroline de Souza ao Ministério Público.

Anne ainda frisou em sua denúncia que o salão usado para consultas médicas recebe festas aos finais de semana. À Comarca, a denunciante ainda afirmou que o salão não possui salas para que os pacientes tenha privacidade. “Tem uma sala só e por isso a médica tem que atender as pessoas no meio do salão. Você tem que expor seu problema de saúde no meio de todos”, comentou.

O salão citado é o da Igreja Santo Expedito, que segundo o apurado pela reportagem, teria cedido o espaço gratuitamente à Prefeitura. Porém, o espaço não ofereceria a estrutura mínima para receber uma unidade de saúde.

No espaço, por exemplo, estariam sendo realizados procedimentos contaminantes, como aplicação de injeções, vacinas, exames de diabetes e curativos.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura , para questionar as razões que levaram a transferência da unidade de saúde para um ambiente, aparentemente insalubre, bem como quais as garantias que a municipalidade pode dar com relação ao não comprometimento ao atendimento prestado à população.

Em nota, a secretária da Saúde, Vanda Nassif, esclarece que “a Unidade Duílio Gambini terá suas atividades normalizadas a partir de segunda feira, 5 de outubro, com a conclusão da reforma da parte interna do prédio.
A Unidade estava funcionando parcialmente devido reforma interna necessária para melhor atender os munícipes com inclusive adequação de acessibilidade e resolução de problemas de infiltração, restauração do piso entre outros reparos.
Para a realização de consultas médicas clínicas a Igreja forneceu gentilmente o espaço do salão por estar próximo a comunidade e não haver impedimento tecnico pois é o equivalente as consultas realizadas nas escolas quando realizado o trabalho de atendimento no Avaré Viva, por exemplo. O teste de diabetes referido é o HGT o qual é amplamente divulgado e realizado em todos eventos da saúde inclusive quando os mesmos são realizados em praça pública devido sua simplicidade técnica.
O atendimento médico clinico é e deve ser amplamente implementado na Atenção Básica tanto no muncípio, zona rural, assentamentos, escolas, etc”.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *