AcontecendoPresos do regime semiaberto pintam escola estadual em Avaré

A Comarca7 de fevereiro de 20174 min

Presos do regime semiaberto pintam escola estadual em Avaré

Projeto incentiva a ressocialização de internos e a qualificação profissional

 

Da Redação

 

Cerca de 48 escolas estaduais de São Paulo iniciaram o ano letivo de cara nova.

O motivo é uma parceria entre o Governo Estadual e a Secretária de Administração Penitenciária (Sap), que além de beneficiar as unidades com reformas e pinturas, também proporciona qualificação profissional aos presos do regime semiaberto.

A escola estadual Cota Leonel de Avaré participa do programa e retomou as atividades com nova fachada. Além da parte externa, os reeducandos pintaram salas de aula, banheiros e corredores.

O curso voltado aos internos que teve início no dia 9 de janeiro foi dividido em duas etapas, incluindo a parte teórica e prática, além de fornecer conhecimento, materiais e equipamentos de segurança para realização das atividades.

Segundo o diretor do Centro de Ressocialização, Flávio Reis, 25 internos fizeram parte do projeto. “É um benefício mútuo, para eles, para a escola e para a sociedade. Esse projeto oferece uma oportunidade de qualificação. Quando eles ganharem a liberdade, podem buscar novos caminhos”, afirmou o representante da unidade de Avaré.

Para a diretora da escola, Maria Umbelina, o projeto é positivo, uma vez que oferece qualificação, ressocialização e mão de obra. “Eu trabalho aqui há 12 anos e tanto eu quanto os funcionários ficamos muito felizes de termos nossa escola pintada, as salas de aula com cara nova para retomar o ano letivo”.

Umbelina ainda fez questão de agradecer aos reeducandos e, juntamente com os funcionários, ofereceu um saboroso café da manhã para marcar o encerramento do projeto. “Eles foram ótimos. Nós entramos com a escola e materiais, mas o mérito é todo deles, que se propuseram e se dedicaram. Com certeza essa qualificação irá refletir positivamente na sociedade”, avaliou.

Além de qualificação, os reeducandos vão receber bolsa-auxílio e certificado de conclusão do curso. “É importante para o desenvolvimento dos participantes na sociedade, a interação e, principalmente, a possibilidade de uma nova vida”, destacou o diretor da unidade.