AcontecendoServidores municipais de Avaré encontram dificuldade para utilizar cartão Ecopag

A Comarca26 de maio de 20155 min

Servidores municipais de Avaré encontram dificuldade para utilizar cartão Ecopag

Da Redação

CAPA PROBLEMAS CARTÃO

Servidores da Prefeitura de Avaré estão encontrando dificuldades para utilizar o cartão-alimentação, benefício no valor de R$ 140 concedido pela municipalidade por meio de um cartão administrado pela empresa Ecopag.

O motivo é a recusa por parte de estabelecimentos comerciais em aceitar o cartão. A demora no repasse e a taxa cobrada pela administradora estariam por trás da resistência.

Contratada por meio de licitação, a Ecopag recebe da Prefeitura mais de R$ 373 mil mensais. Com o valor disponibilizado no cartão-alimentação, o servidor pode utilizar os créditos em supermercados, padarias, restaurantes e outros comércios cadastrados.

O contrato, que prevê um número específico de cada tipo de estabelecimento, é fechado diretamente entre a Ecopag e a empresa local. Em troca da carteira de clientes – são 2,9 mil servidores que são potenciais consumidores –, a Ecopag cobra uma taxa sobre o valor total consumido com o vale alimentação.

INSEGURANÇA – Estabelecimentos comerciais, porém, estão deixando de aceitar o cartão. Um dos motivos seria a taxa entre 5% e 7% cobrado pela empresa junto aos fornecedores. Empresários ouvidos pela reportagem consideram o valor “abusivo”, uma vez que a porcentagem de cartões de crédito de bandeiras como Visa e Mastercard variam entre 1 e 2 % sobre o total de vendas.

Uma empresa ouvida pela reportagem afirmou ainda que a Ecopag está descumprindo o prazo previamente o estabelecido para efetuar os repasses. Essa “insegurança” tem deixado os gestores preocupados. “Por isso, há dúvidas se continuaremos aceitando o vale alimentação. Nós queremos vender, mas ficamos numa situação complicada”, diz um gerente.

Com esse cenário em vista, a tendência é que cada vez mais estabelecimentos deixem de aceitar o vale alimentação da Prefeitura.

CÂMARA – A Câmara de Avaré, que também mantém contrato com a Ecopag, notificou a empresa na segunda-feira, 18. Segundo o Legislativo, a administradora do cartão não está cumprindo o acordo, que prevê no mínimo 3 estabelecimentos de grande porte, 2 açougues, um hortifrúti e 2 padarias aceitando o cartão. Se não houver a devida correção, a Câmara informou ainda que poderá aplicar multa de 20% calculada sobre o valor global do contrato e, consequentemente, a suspensão temporária para participar de licitação.

Em nota, a Prefeitura confirma que o problema tem origem na negociação financeira entre os estabelecimentos e a administradora do cartão, uma vez que o repasse tem sido feito regularmente. A municipalidade informa ainda que a Secretaria de Administração vai buscar solução junto à Ecopag.

OUTRO LADO – A Comarca entrou em contato com a Ecopag, sediada em Ribeirão Preto. Em nota, a empresa disse que todos os contratos firmados há mais de dois anos entre ela e os estabelecimentos credenciados, estão em pleno vigor e todas as cláusulas, entre elas as que estabelecem taxas e prazos de repasse, estão sendo rigorosamente cumpridas.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *