AcontecendoVisagismo: a Odontologia se integrando à estética facial

A Comarca24 de fevereiro de 20177 min

Visagismo: a Odontologia se integrando à estética facial

Da Redação

Na Odontologia, o Visagismo é algo totalmente novo e vem sendo cada vez mais aplicado especialmente na Odontologia Estética. Segundo o cirurgião-dentista Joberg Lima, da Buco Prime, o Visagismo busca sempre a adequação da imagem pessoal das pessoas através de sua aparência.

Segundo ele, a aparência diz muito sobre a personalidade de cada um. “Mesmo sem querer, muitas vezes a imagem que você passa não é a que você deseja e isso pode atrapalhar sua vida pessoal ou profissional. O formato ou a harmonia do seu rosto podem acentuar um aspecto positivo da personalidade ou até compensar algo negativo que a pessoa gostaria que não ficasse explícito”, explica.

Segundo a dentista Natália Caramaschi Florêncio Lima, que é especialista em Prótese Dentária da Buco Prime, a prática do Visagismo é um trabalho que envolva beleza e estética, de forma que os princípios da proporção, harmonia, estética e a composição do rosto de cada pessoa, estejam alinhados à imagem ideal que a pessoa precisa expressar.

FORMATO – A essência do visagismo na Odontologia se dá na relação entre os aspectos da personalidade do paciente e os seus arranjos dentais. Essa relação acontece da seguinte maneira: o formato do sorriso do paciente se adequa com sua personalidade. Esse formato pode ser oval, triangular, retangular ou quadrado.

Nesse aspecto, o trabalho de um profissional de Psicologia é fundamental. A Buco Prime conta com a psicóloga Flávia Camargo Oliveira, que observa: “Um executivo, por exemplo, precisa passar uma imagem de liderança e dinamismo, mas ao mesmo tempo sem parecer sisudo ou antipático. Ou ainda, uma mulher de personalidade doce e amável, mas como seus dentes caninos muito evidenciados, pode passar uma imagem de aspereza. É justamente para evitar casos desse tipo que o Visagismo se enquadra”.

Ela avalia que cada pessoa é única e possui suas características e necessidades. “Seguir o padrão estético genérico em todas as pessoas não é interessante, pois nem sempre o padrão é o ideal para cada pessoa. É nisso que o Visagismo se sustenta, em buscar o padrão estético ideal de forma personalizada, de maneira que os pontos fortes da aparência sejam valorizados e os fracos atenuados”.

RESULTADO – Sobre o assunto, Dr. Joberg reforça que o conceito do Visagismo é sempre valorizar o que a pessoa tem de melhor e o que ela deseja expressar com sua aparência, através de uma imagem autêntica. “Nesse ponto é importante deixar de lado os padrões e técnicas genéricas, focando na pessoa, onde o cliente passa a se ver na totalidade e dizer: ‘Esse sou eu!’, ‘Esse é o meu melhor lado!’. O resultado de um trabalho estético que se utiliza do Visagismo é sempre o mais próximo possível de sua personalidade, de forma que o espelho possa refletir quem a pessoa verdadeiramente é. Evitando que o cliente passe uma imagem diferente do que deseja mostrar profissional ou pessoalmente”.

ADEQUAÇÃO – Ainda segundo ele, o tratamento se dá por meio de uma consultoria prestada pelo profissional, que é uma conversa entre os profissionais envolvidos e o paciente, onde são discutidos seus objetivos com o tratamento estético. O embasamento para a descoberta da personalidade é apoiada nos arquétipos de Jung e na teoria dos humores de Hipócrates, o pai da medicina. “Cada tipo de personalidade se enquadra em um formato de rosto específico. E esse é o segredo do visagismo! É buscar adequar o visual da pessoa, para que a sua personalidade seja refletida na sua imagem da melhor maneira possível”.

SERVIÇO – Buco Prime. Rua José Rebouças de Carvalho, 906. Avaré / SP. Telefone: (14) 3733-3022