AcontecendoVoluntários se reúnem para alegrar natal de crianças de três cidades

A Comarca28 de dezembro de 201610 min

Voluntários se reúnem para alegrar natal de crianças de três cidades

Da Redação

Na época que antecede o natal, o desejo de levar alegria e amor ao próximo é revigorado e são os pequenos gestos que fazem toda diferença. Em Avaré, Cerqueira César e Arandu, grupos de voluntários têm se organizado no sentido de levar mais alegria e felicidade para crianças em situação menos favorecida.

Em Avaré a ação é realizada por um grupo de amigos intitulado “Mãos que ajudam”. Na quarta-feira, 21, eles distribuíram brinquedos e cestas básicas em comunidades carentes do município com o objetivo de tornar mais feliz o natal de várias famílias.

“Nós realizamos esse tipo de ação desde 2011, tudo começou com a distribuição de marmitas para os moradores de rua só que o projeto foi crescendo e hoje nós realizamos várias campanhas e uma das principais é a de natal”, disse Regiane Daffara uma das organizadoras do projeto.

A campanha começou com a distribuição apenas de brinquedos usados, porém, esse ano o projeto recebeu a doação de um violão autografado pelo cantor Gustavo Lima que foi rifado e o dinheiro revertido em brinquedos novos para atender ao pedido das crianças.

“Nós temos sorte porque são inúmeras pessoas que ajudam e não só no natal, mas o ano todo. É difícil falar dos parceiros porque são pessoas anônimas, mas que possuem um bom coração”, disse Regiane.

No decorrer dos 6 anos de atuação Regiane e sua parceira Janaína, já vivenciaram inúmeras histórias e descobriram através da solidariedade um novo jeito de transformar o mundo de alguém, “Nós procuramos ir aonde as pessoas não vão, geralmente entidades acabam recebendo algum tipo de ajuda e muitas famílias não têm nem o que comer nessa data, por isso nós voltamos nosso olhar para algumas comunidades especificas”, ressaltou Regiane.

A distribuição dos brinquedos foi feita por um papai Noel e cerca de 200 crianças puderam vivenciar um pouco a magia do natal; “A sensação de ver o sorriso, o olhar encantado e a felicidade deles não existe dinheiro que pague. É uma realidade muito cruel, mas o pouco que a gente faz com certeza é muito para eles”, afirmou Janaina.

CORRENTE DO BEM – Em Arandu também existe personagens que são exemplos de compaixão e solidariedade. Pelo segundo ano consecutivo o grupo “AHF TETO” irá realizar uma distribuição de doces para as crianças da cidade. O grupo é composto por integrantes do time de futebol da cidade e de pessoas que se solidarizam com o projeto. Segundo o integrante do grupo, Caio Nunes, a ideia surgiu através de um churrasco do time que decidiram montar saquinhos com balas, pipoca e pirulitos e distribuir na véspera de natal para as crianças do município; “Infelizmente nem todas as crianças tem a possibilidade de ganhar presentes ou que seja comer um doce diferente no natal. O nosso objetivo é tentar pelo menos um pouco de alegria nessa data importante”, ressaltou Caio.

Os doces são adquiridos através de doações dos pontos comerciais da cidade e de doações espontâneas dos munícipes. A entrega será realizada na tarde do dia 24 com carreata e Papai Noel.

Para Rafael Barros, outro integrante do grupo, a iniciativa também serve para mostrar que com tão pouco é possível fazer a alegria de uma criança: “Muitas não celebram a data e nem possuem um cardápio diferente do dia a dia para comer. Com toda certeza o pouco que podemos fazer já é muito para elas”. Para o jovem, além de proporcionar um natal feliz, o objetivo do grupo também é incentivar outras pessoas a aderirem a tais iniciativas.

NATAL SOLIDÁRIO – Na cidade de Cerqueira César o “Moto Noel 100 Juízo” realiza pela 12° vez a campanha de natal que presenteia crianças de comunidades carentes com brinquedos e doces. O projeto surgiu em 2004 com integrantes do Moto Clube e até hoje o integrante José Antônio Aires mantém a tradição; “Há 12 anos eu recebo a colaboração do comércio que me ajudam com brinquedos novos e usados, além de doces para montar kits e entregar para crianças carentes da cidade”, disse José Antônio.

Para o comerciante “um pequeno gesto é capaz de fazer uma criança sorrir e sonhar”. “Todo ano é uma surpresa diferente. Tem ano que a arrecadação é mais fácil e outros mais difíceis, mas a essência é sempre a mesma, proporcionar um dia de diversão e alegria para muitas crianças da cidade”, ressaltou.

Seja em Cerqueira, Avaré ou Arandu, esses grupos de solidariedade são compostos por pessoas que não se conhecem, mas que estão conectadas pelo mesmo espírito natalino e de amor ao próximo.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *