AcontecendoZiroldo apresenta emenda que não contempla identidade de gênero

A Comarca23 de novembro de 20156 min

Ziroldo apresenta emenda que não contempla identidade de gênero

Da Redação

emenda ziroldo
Emenda proposta por Denilson Ziroldo não contempla pessoas trans

Hoje, 23 de novembro, a Câmara de Avaré aprecia o projeto do vereador Davi Cortez, que altera o regimento interno da Casa de Leis, permitindo que vereadores de Avaré possam se vestir de acordo com sua identidade de gênero.
Porém, contrariando o projeto, o presidente da Câmara, Denilson Ziroldo, apresentou uma emenda, que, aparentemente, não contempla a identidade de gênero.

O projeto original traz o seguinte texto: “deverão usar os parlamentares,  detentores de assento nesta edilidade, o uso de trajes sociais, condizentes com suas respectivas identidades de gênero, as quais sejam pertencentes, durante o expediente solene das sessões legislativas”.

Já a emenda de Ziroldo traz menção apenas biológica, com o seguinte texto “os homens de calça, camisa, paletó e sapatos sociais, e as mulheres tailleur (blazer e saia/calça) ou vestidos e sapatos sociais”, em um trecho.

Em entrevista, Davi Cortez, que se assumiu como mulher trans na primeira edição da Revista Olhar, disse que a alteração de Ziroldo fere a dignidade da pessoa humana. O parlamentar ainda destaca que não se trata apenas da vestimenta, mas seu principal objetivo é garantir visibilidade as pessoas trans, e assim contribuir para a diminuição do preconceito e crimes cometidos contra aqueles que assumem um gênero diferente do biológico.

Dados alarmantes: Brasil é líder mundial em assassinato de pessoa trans

Um relatório do Trans Murder Monitoring Project do Transgender Europe apontou que houve 271 transexuais assassinados entre 1º de outubro de 2014 e 30 de setembro de 2015.

Outra ONG, a Transgender Europe, rede europeia de organizações que apoiam os direitos da população transgênero, traz mais dados. Em seis anos, de 2008 a 2014, 604 transexuais foram assassinados no Brasil, que se tornou o país mais transfóbico do mundo. Os dados foram divulgados pela organização não governamental.

Identidade de gênero

iddegenero-02

Existem quatro tipos de orientação afetivo-sexual: os bissexuais se sentem atraídos pelos dois gêneros; os heterossexuais, pelo gênero oposto; e os homossexuais, pelo mesmo gênero. Os assexuados representam um caso singular, uma vez que podem apresentar uma orientação romântica, porém não sexual, direcionada a algum dos gêneros (ou a ambos), ou não apresentarem orientação romântica e nem sexual.

A identidade de gênero, por sua vez, costuma ser menos compreendida. Ao passo que a orientação sexual se refere a outros, a quem nos relacionamos, a identidade de gênero faz referência a como nos reconhecemos dentro dos padrões de gênero estabelecidos socialmente.

Existem dois sexos, mulher e homem, e dois gêneros, feminino e masculino. Embora a maioria das mulheres se reconheça no gênero feminino e a maioria dos homens no masculino, isto nem sempre acontece. Falamos, então, de pessoas cujo sexo biológico discorda do gênero psíquico: são os travestis e transexuais, ou transgêneros.

Existe muita confusão a respeito das relações entre orientação sexual e identidade de gênero, e a verdade é que não existe relação – são coisas completamente independentes. Uma pessoa de sexo biológico feminino pode se enquadrar no gênero masculino e se sentir atraído exclusivamente por homens. Ele seria, então, um homem transexual gay.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *