Circulação
Avaré, Arandu,
Águas de Santa Bárbara,
Cerqueira César,
Iaras, Itaí, Manduri,
Paranapanema,
Piraju e Óleo
Logo-Jornal a Comarca

28

Assinatura-Jornal a Comarca

Informações Sobre assinatura

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone para contato (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Digite o código para enviar sua mensagem.Obrigado
captcha

Logo-Jornal a Comarca

Hoje é quinta-feira , 19 de julho de 2018 - Avaré - SP

relogio

“Pais devem estar atentos à Ortodontia Interceptiva para crianças”, afirma especialista

Da Redação

Prevenir é melhor do que remediar. Esse ditado, tão antigo quanto verdadeiro, é bastante oportuno quando se fala a respeito da Ortodontia Interceptiva, que se refere diretamente a tratamentos em crianças, principalmente em idade precoce. Segundo Natália Bonfante, cirurgiã dentista e especialista em Ortodontia, “Muitas vezes é preciso ter atenção à primeira fase da criança, quando algum tipo de má oclusão pode ser detectada e tratada precocemente. Infelizmente, na maioria dos casos isso não ocorre, pois os pais aguardam a troca de todos os dentes, acreditando ser somente nessa fase que a criança poderá fazer uso de aparelho ortodôntico”, explica.

CUIDADOS – O tratamento antecipado dá ao seu ortodontista a possibilidade de: guiar o crescimento da mandíbula para criar simetria facial; redução do risco de trauma em dentes anteriores projetados muito para a frente (devido quedas frequentes); correção de hábitos orais prejudiciais, como o de chupar dedo e/ou chupeta; melhora da aparência e da autoestima (não deixando que aconteça bullying, pois surgem apelidos indesejados); guiar os dentes permanentes em uma posição mais favorável; melhora da forma como os lábios se encontram; preservação de espaço para dentes não erupcionados; prevenção da necessidade de extração de dentes permanentes; redução do tempo de tratamento.

Sobre o assunto, Dra. Natália Bonfante concedeu a seguinte entrevista à Comarca:

– Por que a criança precisa de ortodontia interceptiva?

“A ortodontia interceptiva melhora as más oclusões além de melhorar a aparência da criança, elas ocorrem devido a um desalinhamento do dente ou da mandíbula. Isso afeta diretamente a vida social da criança, pois modifica de maneira significativa a fala, mastigação, sorriso, muitas vezes afeta até mesmo o sono, pois com o céu da boca estreitado a passagem de ar fica mais dificultada, sendo assim a criança passa a respirar pela boca, característica desse fator é estar sempre com olhar cansado e com a presença de olheiras”.

– Por isso é importante buscar o tratamento bem cedo?

“Sem dúvida. Em diversos casos o ortodontista consegue identificar não somente problemas relacionados aos dentes e suas bases ósseas, mas também problemas com a fonação e dicção, sendo necessário um acompanhamento especializado com fonoaudióloga e neste caso o quanto antes iniciar, mais fácil sua correção”.

 – Procurar a ortodontia interceptiva evita outros tratamentos ortodônticos posteriores?

“Cada caso é um caso. Atender a criança em sua primeira fase de dentição é muito importante do ponto de vista preventivo, porém pode não impedir a necessidade de outros tratamentos ortodônticos em anos seguintes, mas minimiza a complexidade dessa segunda fase do procedimento. E essa segunda fase começará quando ocorrer a troca de todos os dentes, que seria por volta dos 12 a 14 anos. Hábitos deletérios, como uso prolongado de chupeta e ou dedo, interposição lingual, causam a maior alteração de desenvolvimento dentário e esquelético, dentre outros diversos fatores”.

– Em que casos os pais devem buscar imediatamente tratamento ortodôntico para seus filhos?

“Algumas questões de desenvolvimento exigem ortodontia interceptiva, como o céu da boca atrésico (fechado) que provoca desalinhamento dos dentes posteriores. Chamamos isso de ‘mordida cruzada posterior’. Outras situações são o apinhamento severo de dentes, desenvolvimento desigual das bases ósseas superior e inferior, e quaisquer outras anormalidades que os pais detectem em seus filhos pequenos”.

– Quais as vantagens da Ortodontia Interceptiva?

“O tratamento ortodôntico precoce pode evitar problemas sérios de desenvolvimento e pode tornar o tratamento mais curto e menos complicado.  Para evitar problemas indesejáveis, marque a avaliação de seu filho e verifique a formação de seus dentes desde cedo para garantir o melhor plano de tratamento”.

Topo Voltar
Jornal A Comarca
Quer Falar com o Jornal A Comarca?

Endereço: Avenida Gilberto Filgueiras, 1402 - Avaré - SP
Cep: 18706-240

e-mail:
redacao@jornalacomarca.com.br
j.acomarca@terra.com.br
comercial@jornalacomarca.com.br

Telefones do Jornal A Comarca (14) 3733-2023 / 3733-2633

Desenvolvido por: Junqui Net