Aumento no nível de água volta a atrair turistas para a Represa Jurumirim
Da Redação
A volta do período de chuvas transformou a paisagem da Represa Jurumirim, que volta a atrair turistas. Para empresários do turismo, os motivos para comemorar são muitos.
Segundo reportagem publicada pela Comarca em dezembro do ano passado, o nível do reservatório chegou a 14% – um dos mais baixos da história. Atualmente, segundo a concessionária Duke Energy, o volume ultrapassa os 51%.
Para a empresária Sandra Scarcelli, do Acquaville Hotel, o nível atual deixa a orla mais bonita e, consequentemente, atrai mais visitantes. “Com a represa mais cheia, os turistas realmente retornam. Até pouco tempo não dava nem para navegar. Agora, além de mais bonito, está também mais seguro para os visitantes”, comentou.
Além do setor hoteleiro, o comércio próximo à represa também comemora o aumento das vendas. De acordo com comerciantes, o retorno dos turistas também resultou em aumento nas vendas de gêneros alimentícios e bebidas. Até meados deste ano, a queda no número de visitantes vinha assustando os comerciantes.
CAMPING MUNICIPAL – O aumento no nível da água também trouxe mais visitantes para o Camping Municipal de Avaré. De acordo com o responsável pelo local, José Bento Correa, o aumento tem sido gradativo desde o início do período de chuvas.
Só no feriado de Páscoa mais de 300 campistas passaram pelo local. “Estamos felizes com o retorno dos turistas, que estavam meio ‘sumidos’ durante o período de estiagem. Pena que o aumento no nível da represa chegou quase no final do verão. Agora as temperaturas começam a diminuir e novamente o número de turistas no Camping cai. Vamos torcer para que este ano o período de seca não seja tão forte para que a Represa Jurumirim não sofra e não perca visitantes”, comentou Bento.
A Represa Jurumirim, que possui 1.286 quilômetros de margens, banha os municípios de Piraju, Cerqueira César, Arandu, Avaré, Itaí, Taquarituba, Tejupá, Itatinga, Paranapanema e Angatuba, sendo de grande importância turística e econômica na região.
RECUO – A estiagem que abateu a região em 2014, diminuindo o nível da Represa Jurumirim, foi acompanhada pela Comarca, que produziu várias reportagens sobre o assunto e registrou o imenso recuo das margens do reservatório. No mês de julho, o volume estava na marca dos 38%, caindo para 32% em agosto e no mês seguinte, setembro, chegou aos 25%. Em outubro, o reservatório chegou aos 21% e em novembro, caiu para 15,5%, chegando aos 14% em dezembro.
Além da queda no nível da água, fazendo com o número de turistas no maior cartão postal avareense diminuísse drasticamente, outro problema também foi noticiado pelo jornal: o grande número de pessoas dirigindo quadriciclos e buggies de maneira irregular, na grande faixa de areia que se formou com a seca.