Dificuldades para inscrição no Fies deixam estudantes apreensivos em Avaré
Prazo para inscrição vai até 30 de abril, mas há alunos que ainda não conseguiram concluir o procedimento
Da Redação
A dificuldade para concluir a inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação em faculdades privadas, tem deixado apreensivos avareenses e alunos de outros municípios que estudam na cidade.
Desde o início do período de inscrições, alunos de todo o país relatam problemas de conexão com o site do Fies. O prazo para se inscrever e para solicitar o aditamento (renovação) de contrato termina no dia 30 de abril.
A indisponibilidade do sistema ameaça alunos que cursam a graduação. Mesmo que não consiga acesso ao crédito e seja obrigado a trancar a matrícula, o estudante terá que pagar os semestres já cursados.
Após ficar inativo, o site voltou ao ar no final de fevereiro. Em seguida, devido à sobrecarga, ocorreu a queda do sistema. A entrada em vigor das novas regras a partir de 30 de março também contribuiu para o aumento da procura.
MUDANÇAS – A partir de agora, os novos estudantes deverão ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado nota zero na redação. Até então não havia exigência de pontuação, bastando apenas que o estudante tivesse se submetido ao exame.
Segundo a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), 435 mil estudantes devem ficar de fora do Fies por causa das novas regras.
Alex Zorzato, estudante de fisioterapia da Faculdade Sudoeste Paulista (FSP), só conseguiu renovar seu contrato após tentar durante duas semanas. “O site ficava lento durante o dia. Quando você clicava na opção Fies, abria uma nova página com os ícones do Mec, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do próprio Fies e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Nenhum dos ícones, porém, levava a algum lugar ou então a surgia a mensagem “página web não encontrada. Até que um dia eu entrei 3:30 da madrugada e consegui acessar”, relata o estudante
SEM INSCRIÇÃO – Há ainda o caso de novos estudantes que ainda não conseguiram efetivar a inscrição. Igor Marques, que cursa educação física na FSP, afirma que está tentando – sem sucesso – desde meados de fevereiro. “Já tentei inúmeras vezes, perdi as contas. Devo perder umas 3 ou 4 horas por dia tentando”, afirma. Segundo ele, o erro acontece sempre na terceira etapa. “A mensagem diz que as vagas estão esgotadas ou que a nota do Enem não foi encontrada”. O estudante diz que vários colegas estão enfrentando o mesmo problema. “Se não conseguir o Fies, penso em trancar a faculdade”, revela.
Em contrapartida, o estudante diz que a faculdade disponibilizou um programa chamado Pré-Fies. “É um contrato até junho só para podermos estudar enquanto tentamos o Fies”, diz.
Larissa Hellmeister, que acaba de ingressar em pedagogia também na FSP, diz que está há um mês e meio tentando efetivar a inscrição.
Segundo ela, foram quatro semanas só para chegar na etapa “concluir”. No entanto, o site do Fies diz que a instituição de ensino superior já atingiu o número de vagas disponíveis. “Eu entrei em contato com a faculdade e fui informada de que não há limite de vagas. Então por que não consigo concluir? Deve ser alguma manipulação por parte do governo federal”. Se não conseguir ingressar no programa, ela também diz que deixará o curso.
A reportagem procurou alunos de outras faculdades, mas estes não responderam aos questionamentos. A Comarca também solicitou uma posição da FSP sobre o assunto há pelo menos três semanas. No entanto, a instituição não retornou até o fechamento desta edição.