Acontecendo“Vamos dar atenção especial ao Cemitério”, afirma secretário de Serviços

A Comarca18 de maio de 20156 min

“Vamos dar atenção especial ao Cemitério”, afirma secretário de Serviços

Ricardo Aurani afirma que, além de caçambas para a colocação de entulho, local receberá mutirão semanal de limpeza

Da Redação

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Secretaria de Serviços, pasta gerida por Ricardo Aurani, deve promover uma série de reparos no Cemitério Municipal de Avaré. A informação é do próprio secretário, que disse ter como objetivo tornar o local uma “prioridade” de sua pasta. “Considero o Cemitério um local sagrado, e já começamos a dar uma atenção especial ao espaço”, comenta.

De acordo com Aurani, as melhorias já iniciaram. “Já contratamos um serviço de caçambas para evitar o acúmulo de resíduos e entulho nos fundos do cemitério. São duas caçambas colocadas no fundo do terreno e uma terceira na frente, que são trocadas semanalmente”, destaca.

Além das caçambas, o secretário de Serviços também frisou que semanalmente, às quintas-feiras, uma equipe é direcionada ao Cemitério para realizar um mutirão semanal. Além de garantir um ambiente mais agradável aos visitantes, a ação também tem como meta eliminar possíveis criadouros de transmissores da dengue.

TÚMULOS QUEBRADOS – Aurani também abordou a polêmica de túmulos abertos com ossadas expostas, fato amplamente noticiado pela imprensa. “Sabemos desse problema e estamos trabalhando para resolver o mais rápido possível”, comentou.

De acordo com o secretário, cabe às famílias manter a integridade dos jazigos, e que em conjunto com a equipe do Velório Municipal, que tem como gerente-geral Fernando Fileto, vem sendo feito o levantamento dos donos dos túmulos. “Estamos buscando os donos desses jazigos, e os que são identificados, estão sendo notificados. Mas no caso de túmulos abertos, cujos proprietários não sejam encontrados, a Secretaria de Serviços vai assumir a responsabilidade pela manutenção. Vamos arrumar para evitar constrangimento para os freqüentadores do Cemitério”, disse.

Aurani também destacou que, por se tratar de uma necrópole muito grande, a Prefeitura pode não ter condições de verificar e encontrar todos os túmulos que apresentam problemas. “Eu peço para que a população nos ajude. Se alguém for até o cemitério e se encontrar um túmulo aberto, nos procure e nos dê a indicação desse túmulo”.

ILUMINAÇÃO – Aurani também destacou que, na maioria das vezes, a degradação dos túmulos é promovida por vândalos que invadem o local à noite. “Para evitar a ação dessas pessoas, que aproveitam a noite para invadir o Cemitério, seja para usar drogas ou para praticar vandalismo, nós vamos investir em iluminação. Nossa intenção é levar para lá o mesmo tipo de lâmpada que colocamos na Praça Japonesa. Com grandes corredores iluminados, aliado ao trabalho de patrulhamento da Guarda Civil, acreditamos que o vandalismo vai diminuir”.

Além da iluminação, Aurani acredita que é preciso investir em eventos religiosos no local. “Temos no Cemitério uma capela muito bonita, então nós também estamos pensando em buscar uma parceria que leve para lá celebrações especiais”. Segundo o explicado pelo secretário, tanto a iluminação quanto a limpeza constante e colaboração da comunidade devem contribuir para a redução das ações de vândalos.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *