Rescue Fire participa de simpósio sobre gerenciamento de catástrofes
Da Redação
A empresa avareense Rescue Fire participou do I Simpósio Internacional de Gerenciamento da Resposta em Catástrofes realizado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, nos dias 14, 15 e 16 de maio.
Estiveram presentes no evento a equipe formada pelo sargento Guimarães e pelos socorristas e brigadistas Ariane, Juliano Andrade, Leonardo e Juliano Dias.
Com o objetivo de identificar as necessidades estruturais locais da cidade e região, o simpósio contou com curso teórico-prático (simulado de catástrofe); além de aulas com líderes das diferentes entidades envolvidas e abordagem de catástrofes por instituições renomadas no cenário mundial, como a Cruz Vermelha, Médicos Sem Fronteira e SAMU.
De acordo com o Sargento Guimarães, durante o evento também foram abordados temas como o mapeamento dos recursos disponíveis em caso de catástrofes, triagem e primeiro atendimento das vítimas, definição das rotas rápidas possíveis ao socorro e remoção a locais específicos de atendimento médico, considerando a logística e o atendimento pré-hospitalar, além de controle e proteção à população de forma a evitar ocorrência de novos eventos (catástrofes).
EFICÁCIA – No Simpósio foram abordadas as formas mais adequadas para identificar as necessidades estruturais locais de cada cidade e região, determinando a linha geral de comando coordenada pelas entidades envolvidas (Secretaria de Saúde do Estado e Município, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, SAMU, Forças Armadas entre outras), e as diversas ações de interação de emergência diante de eventos catastróficos, no intuito de garantir socorro eficaz e imediato à população e às eventuais vítimas.
Para Guimarães, participar do evento foi mais uma oportunidade para que a equipe da Rescue Fire se especialize ainda mais para oferecer um serviço de qualidade superior e com mais segurança ativa e preventiva nos eventos onde atua.