AcontecendoVírus "erótico" se espalha pelo Facebook; saiba o que fazer

A Comarca9 de junho de 20157 min

Vírus “erótico” se espalha pelo Facebook; saiba o que fazer

Da Redação

como tirar virus do facebook

Se alguém na sua timeline do Facebook compartilhar um vídeo pornográfico, pense duas vezes antes de clicar. Se você clicar e vir um pedido para instalar uma atualização no seu software Flash, recuse rapidamente.
Trata-se de um malware, do tipo Trojan, um vírus malicioso que rastreia e “sequestra” movimentos de teclado e mouse, colocando em risco dados pessoais e bancários contidos nos aparelhos (computadores, notebooks, smartphones, etc) infectados.

A armadilha consiste em marcar várias pessoas em uma postagem que contenha um link com título ou conteúdo instigante (no caso atual, trata-se de um vídeo de conteúdo erótico). Ao clicar para saber do que se trata e ver mais detalhes, o usuário acaba abrindo espaço em seu computador para um programa que poderá publicar mensagens em seu nome e marcar seus amigos para que eles também sejam vítimas do mesmo golpe.

Para se proteger, a principal dica é não clicar em em uma foto ou vídeo que parecem estranhos ou que apresentam um conteúdo do tipo que seus amigos não costumam compartilhar, não clique no link. Na dúvida, consulte seu amigo sobre a origem do conteúdo.

Se você já clicou no link, saiba como agir, seguindo as dicas abaixo:

 

1 – Verifique se há algum aplicativo malicioso autorizado a publicar em sua página:

como tirar virus do facebook

Página de configurações de privacidade permite gerenciar quais aplicativos podem acessar o seu perfil no Facebook. Para verificar se existe um aplicativo publicando sem sua autorização, vá até as configurações de conta do Facebook e procure por aplicativos suspeitos.

Para fazer isso, você deve clicar na seta no alto do lado direito da página do Facebook. Depois, clique em configurações e selecione a opção aplicativos. Nessa página, exclua todos os aplicativos listados que você não se lembra de ter autorizado ou que não utiliza clicando no botão “X” do lado direito do item.

2 – Veja se o vírus afetou o seu navegador:

Se você utiliza o Google Chrome: clique no canto superior direito, no botão menu, e depois escolha a opção “Configurações”. Clique na opção “extensões” e verifique se há alguma extensão suspeita. Para remover extensões, clique na imagem de uma lixeira do lado direito da extensão.

Se você utiliza o Internet Explorer: Selecione a opção ferramentas no alto do canto direito do navegador e clique em “Gerenciar Complementos”. Em seguida, na aba “barras de ferramentas e extensões” selecione extensões suspeitas e clique no botão desabilitar, no canto inferior direito.

Se você utiliza o Firefox: Clique no menu principal, no alto do lado direito da página, e escolha a opção complementos. Em seguida, clique em opções e remova qualquer extensão que não lembre de ter instalado apertando o botão desativar.

Após realizar esse procedimento, reinicie o seu computador.

3 – Mude sua senha no Facebook:

É a melhor forma de proteger a sua conta de vulnerabilidades, especialmente se você desconfia que alguém possa ter roubado os seus dados e acessado sua conta sem a sua permissão.

Paralelamente a essas ações, uma outra dica é procurar por um programa que deteta e elimina qualquer adware, PUP/LPI (Programas Potencialmente Indesejáveis), Barras de ferramentas, ou aplicações pirateadas do computador, como o “AdwCleaner“.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *