Presidente e Diretor da Câmara explicam gastos com nova sede
Denilson Ziroldo revelou que a idéia inicial é de manter as duas sedes do legislativo funcionando até que anexo seja construído
Da Redação
O presidente da Câmara Denilson Ziroldo, juntamente com o diretor do Legislativo, Cristiano Augusto Ferreira, estiveram na Comarca na tarde de quinta-feira, 25, para trazer informações a respeito dos gastos com a nova sede da Câmara que está fechada desde dezembro de 2014, quando foi oficialmente inaugurada.
Em relação às despesas com energia, que saltaram de cerca de R$ 700 para mais de R$ 2 mil entre janeiro e fevereiro de 2015, o diretor do Legislativo destacou que a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) instalou um transformador no novo prédio e que por um período de 4 meses fez uma cobrança de uma taxa referente a uma potência superior a 30 kVA (quilovoltampere).
Após esse período de “testes”, segundo o diretor, a companhia passou a cobrar por 135 KVA. Esse teria sido determinante para que o valor da energia no local praticamente triplicasse. Cristiano Ferreira afirmou ainda que a Câmara já teria peticionado junto à CPFL para que a mesma volte a cobrar o valor referente a 30 KVA.
VAZAMENTO – Em relação aos gastos com água e esgoto, o presidente Denilson Ziroldo destacou que foi encontrado um vazamento nos canos do sistema de combate de incêndio. “Foi detectado esse vazamento e foi corrigido rapidamente, tanto que em janeiro tivemos esse gasto de R$ 603,46 e em março caiu para R$ 64,73”, esclareceu.
Em relação às despesas com serviço de jardinagem, Ziroldo disse que o valor de R$ 665,00 seria referente a manutenção dos jardins tanto do novo prédio como da atual sede do legislativo. “Na verdade esse valor foi pelos serviços de jardinagem das duas Câmaras. Esse serviço é necessário, pois os jardins necessitam de manutenção”.
Os gastos com telefone estariam relacionadas ao sistema de monitoramento que foi implantado no local. Ele também falou da necessidade de pagar um seguro para a nova sede. “Precisamos cuidar do patrimônio público. Tivemos que instalar o telefone para que o sistema de monitoramento fosse implantado. Em breve, deveremos instalar câmeras e internet no local, tudo para proteger o patrimônio. O mesmo ocorreu com o seguro. É um prédio que custou muito caro e necessita de toda a segurança possível”.
MUDANÇA – Ziroldo revelou à Comarca que deverá mudar a sede administrativa do atual prédio para a nova sede. A mudança deverá ocorrer até o fim do ano. “Para não manter o prédio fechado, se deteriorando com o tempo, vamos mudar toda a parte administrativa para a nova sede. Já estamos licitando as divisórias que serão instaladas no saguão principal e outros departamentos funcionarão nas salas localizadas no fundo do prédio”.
Ele disse que os vereadores e assessores permanecerão na atual sede. O parlamentar disse também que as sessões serão mantidas na atual sede, mas que pretende transferir o local para o novo prédio, só não definiu uma data para que isso ocorra.
Questionado se manter as duas Câmaras não iria onerar ainda mais os cofres públicos, Ziroldo revelou que os dois prédios serão mantidos até que o anexo seja construído na nova sede.
“A construção deverá demorar cerca de 9 meses. Quando tudo estiver pronto, vamos mudar completamente para o novo prédio e entregar o atual para a Prefeitura. Quero deixar claro que estamos respeitando o dinheiro público, tanto que vamos utilizar os equipamentos que temos hoje e compraremos somente o mínimo, o que realmente for necessário. Não haverá aumento excessivo de gastos. Não vou desperdiçar o dinheiro da população”.
Ele também disse que o arquivo morto da Câmara, que hoje fica localizado em uma casa alugada, será transferido para a atual sede, o que deverá gerar econômica com gastos com aluguel.