Vereador quer que Prefeitura crie farmácia 24 horas no Pronto Socorro
Da Redação
O vereador Antônio Greguer, que substitui Marcelo Ortega até a sessão do dia 29 de junho, a última antes do recesso parlamentar, solicitou ao prefeito Poio Novaes a instalação de uma farmácia 24 horas no Pronto Socorro Municipal (PS).
Segundo Tonhão Greguer, como é conhecido, alguns pacientes atendidos durante a noite e aos finais de semana estariam deixando de tomar os medicamentos receitados por falta de recursos. “Tem muita gente que sai do Pronto Socorro Municipal sem tomar a medicação, com uma receita na mão, mas acaba não tomando o remédio que é prescrito pelo médico porque não tem dinheiro. Seria muito importante se fosse instalada essa farmácia 24 horas, que iria beneficiar a população mais carente de nosso município”, avaliou.
BANCO DE REMÉDIOS – Já vereadora Rosângela Paulucci lembrou que existe uma lei sancionada há quatro anos que cria o banco de remédios. “Esse projeto foi aprovado, mas ainda não entrou em vigor. Eu peço ao prefeito que o coloque em prática para que as pessoas com medicamentos em casa dentro do prazo de validade façam doações para a Prefeitura, o que vai beneficiar outros pacientes que dependam de determinado remédio”, disse a parlamentar, autora do projeto que criou a ferramenta.
Cidadãos e médicos são normalmente quem fornece remédios ao banco. Todos os medicamentos passam pelo crivo do centro de triagem para checagem de validade e se os mesmos estão em condições de serem utilizados. “O projeto do banco é evitar o desperdício”, acrescenta a parlamentar.
Ela afirma ainda que muitas pessoas que não sabem o que fazer com medicamentos depois do tratamento, justificando a importância de conscientizá-las sobre a importância da doação. “O trabalho é sempre de formiguinha”. Pacientes, médicos, clínicas e hospitais podem ajudar na divulgação do banco de remédios.