Telefone do Samu de Avaré é cortado por falta de pagamento
Prefeitura também estaria atrasando o pagamento de todas as linhas telefônicas pertencentes à municipalidade; contas de energia e de água e esgoto também estariam em atraso
Da Redação
Por falta de pagamento, os que telefones internos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Avaré foram cortados. As linhas somente recebiam chamadas e os funcionários do local teriam utilizado seus telefones particulares para que o serviço não fosse prejudicado. Apesar do problema, o corte não afetou o recebimento de chamadas e o telefone de emergência, 192, recebeu ligações normalmente.
A Comarca esteve no local na tarde de terça-feira, 21, e confirmou o problema. Funcionários do local tentavam localizar o problema e teriam comunicado o fato à Secretaria Municipal de Saúde e também a Secretaria Municipal da Fazenda. Sem saber que a linha estava cortada parcialmente, os servidores do local teriam aberto um protocolo junto à empresa Vivo imaginando que o problema estaria na linha telefônica.
Informações obtidas pela reportagem dão conta que os telefones internos são utilizados para que as equipes do Samu que estão na rua sejam acionadas, ou que alguma orientação seja repassada aos enfermeiros, técnicos e a motoristas.
A linha telefônica interna também é utilizada para que a equipe de Avaré entre em contrato com as outras 17 unidades do Samu que atendem a região. Apesar da dificuldade da linha parcialmente cortada, os serviços acabaram não sendo prejudicados devido à agilidade dos funcionários da unidade avareense, que procuraram outros meios para que o serviço continuasse funcionando dentro da normalidade.
OUTRO LADO – Diante do problema a Comarca esteve na tarde de terça-feira, 21, na Secretaria Municipal da Fazenda. No momento em que a reportagem estava no local, o coordenador do Samu de Avaré entrou em contato com a Fazenda Municipal informando sobre o problema com a linha telefônica no local.
O secretário municipal da Fazenda, Waldir Rodrigues, informou que a Prefeitura paga cerca de R$ 55 mil por mês com gastos com telefone. Deste valor, R$ 8 mil seriam apenas com celulares.
Ele informou ter desconhecido o fato do corte do telefone do Samu e que tomaria as medidas necessárias para que o problema fosse sanado com urgência.
Segundo informações, a Prefeitura também estaria atrasando o pagamento de todas as linhas telefônicas da municipalidade. Contas de energia e de água e esgoto também estariam em atraso.
NOTA OFICIAL – Segundo nota oficial enviada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação, o serviço já teria sido normalizado. “O serviço já foi normalizado e não acarretou em prejuízo ao serviço prestado. Trâmites internos para destinação do recurso destinado a esta finalidade acabaram gerando tal situação, mas a questão já foi resolvida”.