AcontecendoCerimônia marca início de atividades do novo Fórum de Avaré

A Comarca11 de dezembro de 20158 min

Cerimônia marca início de atividades do novo Fórum de Avaré

Da Redação

Novo Forum 9

Uma cerimônia realizada na manhã de quinta-feira, 10, marcou oficialmente o início das atividades do novo Fórum de Avaré. A mudança teve início no dia 25 de novembro e foi concluída na quarta-feira, 9.

O cerimonial contou com a presença dos juízes Jair Antonio Pena Junior, Edson Lopes Filho, Fábio Augusto Paci Rocha e Luciano José Forster Junior, além da diretora da unidade, a juíza Roberta de Oliveira Ferreira Lima.

Também estiveram presentes o prefeito Poio Novaes, os promotores Lauro Ribeiro, Renata Lazarini e Marcos Godoy, representando o Ministério Público, e os defensores públicos Gustavo Rodrigues Minatel, Luana Barbosa de Oliveira e Laura Joaquim Tabeira, o diretor do Centro de Ressocialização de Avaré, Flávio Theodoro Reis, Gilson Gomes Jardim, diretor da Penitenciária Dr. Paulo Luciano de Campos (P1), Fernando Ricardo Renesto, diretor da Penitenciária de Itaí, Marcio José Soares, representando o diretor da penitenciária de Taquarituba, Carlos Eduardo Zanluchi, diretor da penitenciária de Cerqueira César e o capitão da Polícia Militar de Avaré Maurício Taveira Ferreira, além de funcionários do Poder Judiciário e convidados.

Durante seu pronunciamento, Roberta de Oliveira Ferreira Lima destacou a importância das novas instalações para funcionários e também para a população. “A entrega do novo Fórum é uma conquista para os funcionários e para a população. Apesar de não ter todos os setores, ele vai atender muito melhor o interesse público, vai melhor acomodar todos nós e vai atender melhor a população. Demorou bastante, vários diretores passaram pela direção e tentaram dar o seu melhor para o Fórum ser inaugurado”.

Já o prefeito Poio Novaes lembrou a demora do Poder Judiciário em ocupar a nova sede. “Esse fórum foi inaugurado em junho de 2014 e em janeiro de 2015 eu conversei com o governador (Geraldo Alckmin). Reclamei com ele que o prédio foi inaugurado, mas que não estava funcionando. A partir disso, começou uma pressão muito grande para esse prédio fosse ocupado. Obra pública é um problema, há burocracia que dificulta a conclusão, a execução é complicada, cheia de regras e situações”.

Poio disse ainda que irá pleitear a construção de um anexo para que todos os departamentos sejam transferidos para o novo prédio. O prefeito destacou que a municipalidade deverá cuidar da manutenção dos jardins do local e também implantar sinalização informando sobre a localização da nova sede.

DEMORA – O novo Fórum de Avaré começa a funcionar oficialmente após quase 18 meses após sua inauguração. O prédio custou R$ 13 milhões e ficou fechado para a realização de correções. O imóvel demorou cinco anos para ficar pronto. Apesar do tempo, dinheiro e esforço gastos, o local não é suficiente para atender toda a demanda. Por isso o velho Fórum, situado próximo ao centro da cidade, vai continuar funcionando.

A nova casa do Judiciário tem três andares, amplo salão do júri, cartórios, gabinetes e quatro celas. Uma estrutura moderna e maior que a atual, mas insuficiente por aqui para acomodar todas as unidades de trabalho. Os serviços serão divididos entre os dois espaços.

No atual Fórum, que fica na Praça Paulo Gomes de Oliveira, continuarão o colégio recursal, o anexo fiscal, a central de mandados e o setor técnico. Enquanto isso o novo espaço abrigará as duas varas cíveis e as duas criminais, o juizado especial cível e o criminal, com os cartórios distribuidores, o Ministério Público e um espaço para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Tribunal de Justiça afirma que são quase 60 mil processos divididos em nove varas no Fórum de Avaré. A diretora do órgão acredita que com uma estrutura maior, essa demanda será melhor atendida. “Tem sala de reconhecimento e, antes da vítima reconhecia por um olho mágico, a gente fazia o que dava. Aqui ficar melhor a questão de audiência, atendimento ao público”, finaliza a juíza Roberta de Oliveira Ferreira Lima.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *