Acontecendo“Laudo aponta que prédio é seguro”, afirma Frea

A Comarca26 de fevereiro de 20164 min

“Laudo aponta que prédio é seguro”, afirma Frea

Da Redação 

coletiva frea (3)

Em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira, 25, a presidente da Fundação Educacional e Regional de Avaré (Frea), Maria Lúcia Cabral Visentin, apresentou um laudo que, segundo a dirigente, atesta a segurança do prédio onde funciona a entidade.

O documento foi emitido pela empresa Celso Teixeira engenharia Civil. “A Frea é constituída por quatro prédios distintos e a queda do telhado do anfiteatro não afetou as outras partes estruturais”, afirmou.

A presidente revelou, porém, que o laudo apontou algumas falhas que serão corrigidas ainda este ano. “Há coisas que precisam ser feitas já que o prédio é antigo, mas o laudo apontou que a Frea não corre o risco de desabar”, reiterou a presidente.

Já o diretor executivo da instituição, Luis Mourato, acrescentou que a expectativa é promover os reparos apontados no laudo somente depois da recuperação do anfiteatro. “Teremos que fazer a troca das telhas que, devido ao tempo, estão mais porosas e serão trocadas. Também vamos trocar algumas vigas, principalmente no bloco 3, mas não há perigo de que elas cedam”, atestou.

Mourato afirmou ainda o telhado do anfiteatro não tinha nenhum pilar de sustentação e que as vigas eram encaixadas no interior da parede. “Por isso não foi verificado o desgaste, tanto que quando a seguradora fez a vistoria para a contratação, que ocorreu em setembro de 2015, e não foi verificado nenhum desgaste. Todo o restante do telhado da Frea é sustentado pelas colunas das paredes”, explicou.

A presidente, por sua vez, destacou ainda que a Prefeitura de Avaré é responsável pela parte física da instituição. No entanto, diante da demora, a própria fundação optou por contratar uma empresa para emitir o laudo.

DEMOLIÇÃO – Os diretores revelaram ainda que parte do anfiteatro precisará passar por demolição. “A parede lateral e a frontal vão ser demolidas por questão de segurança, porém não correm o risco de cair, pois estão bem amarradas. Vamos abrir uma licitação para a contratação de uma empresa para realizar esse serviço”.

A Frea tem atualmente 1800 alunos, incluindo o Colégio Universitário, Cursinho Einstein, e cerca de 170 funcionários. Após a coletiva, os jornalistas foram convidados a conhecer o novo prédio que abriga a Educação Infantil.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *