Campeonato da ABQM em Avaré registra recorde histórico de inscrições
Da Redação
O 39º Campeonato Nacional – Conformação e Trabalho – da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) começou com um número histórico de inscrições.
Os mais de 5,4 mil conjuntos, vindos de todo o país, inscritos nas 18 modalidades de provas foram comemorados pela diretoria da entidade. “Para o Quarto de Milha não há crise”, festejou o presidente da ABQM Fábio Pinto da Costa. As disputas vão até domingo, 24, no Parque Dr. Fernando Cruz Pimentel (Emapa).
Os organizadores do evento informaram ainda que quase 500 atletas a mais, em relação a 2015, participarão do Campeonato Nacional. “Inicialmente nossa apreensão era grande, por conta da crise do país. Agora consolidamos mais um evento com esse resultado tão expressivo. Ficamos muito felizes. Esperamos crescer mais ano a ano”, completou o dirigente. Henrique Campana, gerente de Esportes da ABQM, afirmou que o trabalho da associação continuará ainda mais focado na busca de novos adeptos.
CRESCIMENTO – Entre os motivos para o aumento das inscrições estão os projetos lançados em conjunto com as Comissões de Modalidades. Um deles é o Avante Seis Balizas, que visa fomentar o esporte valorizando a premiação. No ano passado, 176 se inscreveram nas provas da modalidade. Com o projeto, este ano foram registrados 213 cadastros. A ação foi ainda estendida às modalidades de Cinco Tambores e Maneabilidade e Velocidade, que também registraram melhorias. Ambas conquistaram um aumento de 20% no número de interessados.
PÚBLICO – A organização estima ainda que 7 mil pessoas passem diariamente pelo evento. Segundo a entidade, um levantamento recente apontou que as competições são responsáveis pela geração de 500 postos diretos de trabalho e por um impacto econômico-financeiro de R$ 7 milhões. A receita é decorrente de gastos com hoteleira, restaurantes, locação de automóveis, combustíveis e com o comércio em geral.
Segundo a ABQM, o movimento financeiro no setor de alimentação – praça de alimentação e food-trucks – dentro do recinto também é grande.
As opções incluem ainda mais de 100 estandes de empresas de ração animal, produtos veterinários, equipamentos para cavalo e cavaleiro, bijuterias finas, óticas e vestuário.
NOVIDADES – A associação também trouxe novidades para a edição. “O naming rights, que deu novas identidades às três arenas de provas do parque, já é um sucesso. As pistas estão mais bonitas e sendo bastante elogiadas pelo público. Os onze camarotes instalados estão acomodando com mais conforto os visitantes e associados. As novas categorias de Cavalo Iniciante e a premiação extra ao projeto ‘Avante Seis Balizas’ incentivaram a participação de novos competidores”, pontuou Fábio Pinto da Costa, presidente da ABQM.
PARATLETA – A principal novidade do campeonato será lançada na manhã de sábado, 23. O projeto que visa criar a categoria de ‘Três Tambores Paratleta’, com premiação, é mais uma ação inclusiva da atual gestão da ABQM. “Estamos empenhados neste projeto e vamos pensar em uma ajuda financeira de fomento para todos os núcleos oficiais e associações que se integrarem à iniciativa”, ressaltou o presidente. Natasha Ferraz, ex-competidora da categoria e sócia da ABQM, está responsável pela elaboração do regulamento da prova. Para participar, o paratleta deve se associar à entidade.
PROVAS E LEILÕES – Junto com as provas do Nacional, também será realizado o Campeonato Oficial da American Quarter Horse Association (AQHA), valendo pontos para o ranking de criadores e competidores da raça. “Além das competições, já ocorre um grande circuito de leilões, todos chancelados pela ABQM. Serão dez remates, de três grandes leiloeiras, com a comercialização de mais de 450 animais. No ano passado, os pregões geraram uma receita de aproximadamente R$ 24,5 milhões”, contabilizou o vice-presidente e diretor financeiro da ABQM Rodrigo Andrade de Valadares Gontijo.
Outras informações podem ser obtidas no site do evento (www.abqm.com.br) ou pelo telefone (11) 3864-0800.